IQA produz série em homenagem ao Dia Internacional da Mulher 

Institucional
  • Ao todo são seis entrevistas em vídeo que contam a trajetória de vida de mulheres que superaram desafios, atingiram o sucesso e inspiram outras mulheres
  • Vídeos podem ser conferidos no Canal do YouTube do IQA a partir do dia 8 demarço
São Paulo, março de 2021 – No dia 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Em homenagem às inúmeras mulheres que atuam no setor automotivo, O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva produziu uma série de vídeocasts com algumas das mulheres mais inspiradoras do setor. Os vídeos podem ser conferidos no Canal do YouTube do IQA, a partir do dia 8 de março.

Constantemente atento e preocupado com a relação de equidade de gêneros, desde 2019 o IQA é signatário do WEP, e segue os sete Princípios de Empoderamento das Mulheres previstos pela ONU Mulheres, como forma de melhorar a qualidade de vida das mulheres e comunidades, construindo uma economia mais forte e assim estabelecendo uma sociedade mais justa e sólida.

No setor automotivo, ainda que predominantemente masculino, as mulheres têm se destacado, e vem ocupando cada vez mais cargos de liderança, conquistando assim o seu espaço. Isso reflete no fato de que atualmente 60% do quadro de funcionários do Instituto é composto por mulheres, e para essa ação foram escolhidas três líderes dentro da empresa para entrevistar executivas de montadoras, fabricantes de autopeças, autarquias, jornalistas e empresárias, que venceram barreiras e hoje mostram que o setor também é para mulheres.

Com apresentação das gestoras do IQA Marina Nomura (Comercial), Débora Bueno (Inovação) e Viviane Cordeiro (Qualidade), os vídeos contam a trajetória de vida de profissionais que atingiram o sucesso, superaram (e ainda superam) desafios e inspiram outras mulheres, como é o caso da Erica Freitas, primeira entrevistada, que começou na Mercedes-Benz com apenas 15 anos e hoje é a responsável pelo gerenciamento de Fornecedores e Qualidade no Brasil.

São ao todo seis entrevistas que abordam questões como preconceito, a importância da rede de apoio, onde mulheres inspiram e auxiliam outras mulheres, determinação e compartilham iniciativas que conhecem sobre como melhorar a questão da equidade de gênero dentro das organizações.

A intenção das entrevistas é sempre expressar que o lugar da mulher é onde ela quiser e mostrar a evolução e conquistas que essas líderes vêm tendo no decorrer de suas carreiras no setor automotivo. Muito inspiradoras as entrevistas trazem as dificuldades e compartilham iniciativas que podem servir de exemplo para outras empresas no intuito de melhorar a questão da equidade de gênero. E acima de tudo ser fonte de inspiração.

Confira a ordem de publicação dos vídeos:
8 de março: Erica Freitas, responsável pelo gerenciamento de Fornecedores e Qualidade da Mercedes-Benz do Brasil
10 de março: Juliana Algodoal, fonaudióloga PhD, especializada no mercado corporativo, e fundadora da Linguagem Direta
12 de março: Marcélia Barros, pesquisadora Tecnologista do Inmetro
15 de março: Paula Braga, diretora da Automotive Business
17 de março: Leliane Ribeiro, especialista em Certificação de Produto da Michelin Brasil
19 de março: Maria Célia Zikan, diretora de Qualidade da Stellantis

O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva é uma organização sem fins lucrativos de desenvolvimento e disseminação da Qualidade no Setor da Mobilidade, com objetivo de proporcionar mais segurança ao consumidor, a partir de produtos, sistemas e pessoas com qualidade assegurada através de certificações compulsórias ou voluntárias.

Criado em 1995 por entidades do setor e do governo, o IQA oferece soluções que fomentam a Qualidade além da certificação, como treinamentos presenciais e online, publicações e estudos técnicos, inspeções e ensaios de laboratório, com uma cultura de inovação e proximidade às necessidades das organizações e sociedade.

É representante de órgãos internacionais e acreditado pela CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação) do Inmetro como organismo de certificação. Acesse o site www.iqa.org.br.

 

Assessor de Imprensa
Alexandre Akashi –imprensa@iqa.org.br
Telefone: (11) 94043-2879

Escrito por
Gerente