Trilha da Qualidade: Inmetro debate os desafios do setor automotivo diante do novo modelo regulatório

Institucional
  • Encontro de abertura do evento promovido pelo IQA recebeu o presidente do Inmetro para debater os impactos das mudanças

Nesta quarta-feira (11.08) teve início o 3º evento da Trilha da Qualidade, evento de palestras online promovido pelo IQA – Instituto da Qualidade Automotiva. Para abrir o evento, o presidente da Diretoria Executiva do Instituto, Claudio Moyses, e o presidente do Instituto Nacional de Meteorologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Marcos Heleno Guerson Junior, se reuniram para falar sobre os desafios do setor automotivo diante da modernização do setor regulatório no Brasil.

Para Guerson Junior, o maior desafio atual do Inmetro é que a infraestrutura da qualidade de produto não esteja isolada. “É necessário coordenar essas atividades de forma harmônica e que funcionem como um sistema. Não posso ter uma norma feita no exterior, pois fica muito caro e isso a indústria automotiva entende muito bem, já que suas peças vêm de diversos locais”, analisou.

O presidente do Inmetro concluiu sua fala afirmando que quando esse sistema funciona corretamente, a indústria automotiva tem uma alavanca para impulsionar sua qualidade e comunicar para dentro da sociedade que seu produto é confiável.

Para o IQA, quando se fala em qualidade, se pensa primeiramente no cliente. “Um propósito do Instituto é promover a qualidade, a sustentabilidade e a competitividade para a indústria, agregando valor para a sociedade”, explicou Moyses, que também afirmou ser esse o ponto chave para a qualidade na indústria.

A evolução da tecnologia fornece muitos dados e a partir deles, o Inmetro se viu capaz de resolver problemas antigos. “Estamos atacando o problema da bomba de combustível, mas visualizando um processo para comunicar pelo computador do veículo o que está sendo abastecido e então não preciso me preocupar com a bomba, o que é um salto de qualidade”, afirmou Guerson.

Sobre esse tema, o IQA afirma que os dados mostram como os usuários passaram a agir e se adaptar às mudanças e existem muitas possibilidades que podem ser acompanhadas no carro online, seja sobre segurança, qualidade ou regulamentação. “Com as certificações, imagine um carro com tecnologia autônoma e conectada e diretamente você consegue detectar riscos e assegurar a qualidade desses sistemas para garantir a segurança do cliente”, completou Moyses.

Ao final do encontro, o presidente do Inmetro afirmou que o órgão tem promovido um esforço para diminuir o número de regulamentos, como forma de clarificar o modelo regulatório, tornando as normas mais harmonizadas e eficientes.

Fonte: Assessoria de Imprensa do IQA

Escrito por
Imprensa IQA