Certificação impulsiona carreira profissional e aumenta competitividade no mercado de reparação automotiva

Iniciativa do IQA certifica profissionais em nove escopos diferentes. Com o processo simplificado, avaliação pode ser realizada a qualquer momento pela internet

 

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, os profissionais buscam maneiras de se destacar e conquistar reconhecimento em suas carreiras. Seja para aqueles com anos de experiência ou para os jovens que estão iniciando sua trajetória, a Certificação de Reparador Automotivo do IQA – Instituto da Qualidade Automotiva, que conta com o apoio institucional do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Brasil (Sindirepa Brasil) e Conselho Nacional de Retífica de Motores (Conarem), pode representar um diferencial significativo nesse processo.

Disponível há dois anos no mercado, a certificação abrange diversos escopos na área de reparação de veículos. Além de avaliar as competências técnicas dos profissionais, o processo de certificação incentiva os participantes a se manterem atualizados com os avanços e novas tecnologias do setor, ampliando suas oportunidades de crescimento.

“A tecnologia dos veículos está em constante transformação, exigindo conhecimento técnico especializado para o atendimento, a manutenção e o reparo, seja de veículos a combustão, elétricos ou híbridos. O mercado e os consumidores finais demandam mão de obra qualificada, ou seja, profissionais com conhecimentos e experiência comprovados nesses sistemas”, explica Sergio Fabiano, gerente de serviços automotivos do IQA.

Para obter a certificação, os profissionais devem realizar uma prova on-line, que abrange conhecimento das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e conhecimentos técnicos específicos. Atingindo a nota mínima 7,0, o participante recebe o certificado.

Segundo Alexandre Xavier, superintendente do Instituto, a certificação é um diferencial para que os talentos, especialmente os jovens, ganhem mais destaque no mercado e possam explorar novos caminhos em suas carreiras.

“A qualificação é um dos pilares que sustentam a Qualidade Automotiva. No IQA, além das certificações, oferecemos treinamentos, estudos técnicos, palestras, workshops e diversas outras iniciativas para preparar o profissional e contribuir para o avanço do setor automotivo nacional”, destaca Xavier.

Do ponto de vista dos negócios, o superintendente explica que a certificação aumenta a credibilidade das empresas que possuem profissionais certificados, garantindo mais competitividade no mercado e promovendo a confiança dos clientes nos serviços prestados.

 

Certificação simplificada

Atualmente, os escopos mais procurados da Certificação de Reparador Automotivo são motores e retífica de motores, representando 32% e 21% das certificações, respectivamente. Outros escopos incluem freios (15%), suspensão (12%), pintura (11%), funilaria (3%), vendas de autopeças (3%), direção (2%) e exaustão (1%).

Com o objetivo de incentivar a adesão, o IQA tornou o processo de certificação mais acessível. A avaliação pode ser realizada por apenas R$ 150,00 por escopo em qualquer dia e horário da semana. Além disso, a prova é disponibilizada imediatamente após o envio da documentação, sem necessidade de verificação prévia dos documentos.

“Sabemos que muitos reparadores têm horários limitados, especialmente durante o expediente comercial. Com essas mudanças, eles podem realizar a prova com tranquilidade no período noturno e até nos finais de semana,” destaca Sergio Fabiano.

A certificação tem validade de três anos. Após esse período, o profissional deve passar por uma nova reavaliação, considerando o surgimento constante de novas tecnologias e práticas no setor automotivo. Mais informações estão disponíveis no site cpiqa.iqa.org.br ou pelo telefone (11) 3181-9181.

A certificação tem como parceiros as empresas Bosch Car Service, Cobreq, Dana, Delphi Technologies, Escola do Mecânico, Elring, Fras-le, Fremax, Kolbenschmidt, Lemförder, Lumileds, Mahle, MTE – Thomson, Osram, Pierburg, Sabó, Sachs, Tecfil, Tecnomotor, TRW, Valeo e Wabco.

Escrito por
Imprensa IQA