Certificação avalia sistemas de gestão nos aspectos ambiental, saúde, segurança e qualidade
O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva foi homologado pela Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) para certificar empresas de transporte rodoviário e estações de limpeza de produtos químicos conforme o SASSMAQ (Sistema de Avaliação de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade), uma ferramenta essencial para avaliar os sistemas de gestão nesses aspectos.
A certificação é voltada para todas as organizações prestadoras de serviços de logística e transporte de produtos químicos, sejam eles perigosos ou não. O SASSMAQ garante que as empresas cumpram critérios de segurança. O programa utiliza um checklist específico desenvolvido pela Abiquim para assegurar a conformidade com os padrões do setor de acordo com três níveis de criticidade.
A divisão é realizada por meio de itens mandatórios, que avaliam se a empresa está em conformidade com legislações e regulamentos vigentes; itens da indústria, que são exigências estabelecidas pelo setor para manter o controle de qualidade; e itens desejáveis, que são requisitos opcionais que podem ser considerados para a melhoria contínua.
Para obter o certificado, a empresa precisa atingir uma pontuação mínima em cada nível, sendo obrigatório 100% de cumprimento nos itens mandatórios. Nos critérios da indústria, cada categoria deve atingir uma porcentagem específica: transporte rodoviário 70% e estações de limpeza 50%. A certificação é válida por 24 meses. Após esse período, é necessário realizar uma nova avaliação para obter um novo certificado.
No caso das estações de limpeza, a pontuação na segunda avaliação deve ser de 85% de atendimento aos requisitos da indústria. Nas estações, a média deve ser de 70%. “Isso ocorre porque, após a primeira avaliação, as empresas têm a oportunidade de corrigir eventuais não conformidades e implementar melhorias em seus sistemas de gestão. Além disso, à medida que o setor e os requisitos regulatórios evoluem, as expectativas de conformidade também podem aumentar”, explica o superintendente do IQA, Alexandre Xavier.
IQA como Organismo de Certificação
As empresas interessadas em escolher o Instituto da Qualidade Automotiva como seu Organismo de Certificação devem acessar o site da Abiquim para se cadastra e selecionar o IQA como a certificadora responsável pelo processo em sua organização. Após o cadastro, a Abiquim avalia as informações fornecidas. Se aprovado, encaminha os detalhes para o Instituto, que elabora uma proposta de auditoria específica para a empresa.
Após a conclusão da auditoria, o IQA envia o resultado para a Abiquim. Se aprovada, a empresa é listada publicamente no site da Associação, tornando-se visível para a indústria. Em caso de reprovação, a empresa deve corrigir as pendências identificadas e passar por uma nova avaliação. Para mais informações, visite o site www.iqa.org.br ou entre em contato com o IQA através do e-mail falecom@iqa.org.br ou pelo telefone (11) 3181-9181.
Saiu na mídia