Certificação de profissionais: um diferencial para reparadores e vendedores, uma segurança para o consumidor – Por Douglas Palma*

A indústria automotiva é uma das mais importantes em todo o mundo, e com isso, os reparadores automotivos e vendedores de autopeças são profissionais que desempenham um papel crucial no setor. Para garantir a qualidade do serviço prestado e a segurança do consumidor, é essencial que esses profissionais sejam certificados pelo IQA – Instituto da Qualidade Automotiva, um organismo especializado no setor automotivo e responsável pela certificação.

O IQA oferece dois tipos de certificações para profissionais que atuam em reparação e reposição automotiva que atestam que ele possui as habilidades, conhecimentos e experiências necessárias para desempenhar seu trabalho com excelência. Entre elas, está a certificação de reparadores que reconhece a capacidade em realizar reparos e manutenções em veículos de forma segura e eficiente.

O outro certificado é voltado para vendedores de autopeças, desenvolvido em conjunto com o Sindicato do Comércio Varejista de Peças e Acessórios para Veículos (Sincopeças), que garante que o profissional conhece os produtos comercializados, sabendo indicar qual a melhor opção para o cliente, seja no atendimento presencial ou por e-commerce.

Ao ser atendido por um profissional certificado pelo IQA, o consumidor tem a garantia de que o serviço prestado será de qualidade e que o produto adquirido é adequado para sua necessidade. Isso contribui para a segurança do veículo e do próprio usuário, já que uma peça mal instalada ou de qualidade duvidosa pode colocar em risco a vida das pessoas. O público tem mais confiança no profissional, o que pode se traduzir em fidelidade e recomendações para outros clientes.

Para a sociedade, a certificação de reparadores automotivos e vendedores de autopeças contribui ainda na redução de acidentes de trânsito e na preservação do meio ambiente. Um profissional certificado tem mais chances de identificar e corrigir problemas que afetam a segurança e a emissão de gases poluentes do veículo, contribuindo para um trânsito mais seguro e para a redução da poluição atmosférica.

Do ponto de vista das empresas, a certificação de seus funcionários é um grande diferencial competitivo no mercado, já que clientes tendem a preferir empresas que contam com colaboradores qualificados e certificados. Além disso, um profissional certificado tem mais chance de ser mais produtivo e motivado, o que aumenta a eficiência da empresa, servindo, portanto, como um critério de seleção ou aprimoramento de funcionários.

A certificação não é benéfica apenas para o consumidor e para as empresas, mas também para os próprios profissionais. É também um reconhecimento de sua competência e pode trazer mais oportunidades de trabalho e melhores remunerações, além de contribuir para o desenvolvimento profissional contínuo, mais que um desejo, uma obrigação dos tempos atuais.

Todo o processo para a certificação do IQA é realizado online, desde a inscrição, pagamento, envio de documentos, agendamento da prova, realização da prova e recebimento do certificado de aprovação. Ou seja, é um processo prático e fácil de participar através do site www.cpiqa.iqa.org.br. O candidato terá três horas para realizar a prova com 50 questões e atingir a nota mínima 7,0 para ser aprovado.

 

*Douglas Palma é diretor executivo do IQA

 

Saiu na mídia

Portal da Auto Peças

Escrito por
Imprensa IQA