Inovação é um dos pilares do iQMX, marca do IQA na transformação digital 

Institucional
  • Outros pilares do iQMX são Qualidade, Mobilidade e Experiência
  • Combustíveis alternativos e veículos autônomos são exemplos de inovações com discussões e novas atividades pelo IQA, por meio do iQMX
  • Inovações como Recursos 4.0 (IoT), Integração Digital e Colaboração trarão competitividade para a indústria
  • Desenho do modelo de qualidade do futuro é um dos desafios do iQMX

São Paulo, 31 de agosto de 2020 – O ‘i’, de inovação, e coincidentemente de instituto, é o 1º pilar do iQMX, nova marca que passa a acompanhar todas as ações do IQA – Instituto da Qualidade Automotiva em relação à transformação digital.

Exemplos de inovações no setor automotivo não faltam. Destaque para os veículos autônomos e combustíveis alternativos como etanol, biodiesel, veículos híbridos e elétricos, além de outros que podem surgir. Neste contexto, o IQA está pronto para dar suporte a estas ideias, com atividades de apoio relacionados à avaliação da conformidade, análises laboratoriais, publicações e treinamentos..

“O nosso grande desafio agora é desenhar o modelo de qualidade do futuro, a começar pela definição do papel da qualidade nos produtos, processos produtivos e administrativos, e serviços,de forma a melhorar a competitividade, e também da forma como as pessoas lidarão com a qualidade dos produtos do futuro, como carros autônomos e/ou elétricos, a mobilidade, a automação de processos, a digitalização etc.”, diz Claudio Moyses, Diretor do IQA.

Outros exemplos de inovações que contarão com atividades de apoio através do IQA são os Recursos 4.0 (IoT), a Integração Digital, Colaboração e Visão de Empresa Estendida, que têm como foco aumentar a competitividade das organizações do setor automotivo. “Neste momento de pandemia, o foco em competitividade é extremamente relevante e importante”, afirma Moyses.

Organismo de certificação acreditado pela CGCRE – Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO, o IQA é uma organização sem fins lucrativos, especializado em mobilidade, criado por entidades do setor automotivo e governamental.

Com o iQMX, o IQA amplia sua missão, tornando-a mais abrangente com a inclusão do termo Mobilidade. A proposta, segundo Alexandre Xavier, superintendente do IQA, é desenhar o papel da qualidade, assim como a área da qualidade do futuro, para suportar os serviços relacionados à avaliação da conformidade que o setor automotivo, na visão ampliada da mobilidade, demandará do Instituto.

“Dentro desse contexto, ampliamos nossas atividades e serviços para atender as novas exigências do mercado”, afirma Xavier. “O horizonte é estabelecer em médio prazo um rol de possibilidades absolutamente novas e diversificadas, alinhadas com os novos desafios que o setor enfrenta, inclusive a lógica de mobilidade”, completa.

Pilares do iQMX 
Sustentado em quatro pilares – Inovação, Qualidade, Mobilidade e Experiência – o iQMX é o IQA na transformação digital. “O iQMX vai acompanhar toda e qualquer atividade do IQA relacionada à transformação digital, como uma referência em novas tecnologias”, afirma o superintendente do IQA, ao comentar que por conta da pandemia o movimento de transformação digital tem sido antecipado em até 10 anos.

Assim, nos próximos anos, novos modelos de certificação, treinamentos, eventos, publicações, diagnósticos e outras atividades relacionadas à transformação digital contarão com marca iQMX.

Com o iQMX, o IQA adota um posicionamento mais protagonista das questões da qualidade e co-participe das transformações do setor automotivo. “Continuaremos andando sempre lado a lado às exigências regulatórias, para oferecer serviços de apoio ao setor automotivo e relacionados, apoiando, inclusive, evoluções que se fizerem necessárias. Mas com o iQMX, vamos também atuar de acordo com as tendências do setor da mobilidade e da sociedade”, afirma Xavier.

Xavier explica que entre os novos desafios da ampliação do papel do IQA como instituto estão atividades que buscam como propósito discutir qual papel da qualidade do futuro, para ajudar a sociedade, indústrias e demais players da cadeia produtiva a entender melhor como isso vai funcionar.

“Em resumo, o IQA passa agora a contar com uma visão mais ampla, com objetivo de ajudar o setor automotivo brasileiro em todas as questões que ele precisa. O que vai ser futuro na qualidade e de que maneira podemos ajudar as empresas nessa transformação, sem deixar de lado o que já fazemos hoje”, diz Xavier.

Escrito por
Imprensa IQA