Laboratório Químico do IQA passa a avaliar três novos produtos automotivos

Laboratório

  • Localizado no Parque Tecnológico de Sorocaba, unidade agora realiza ensaios de couro, rodas de aço e de ligas metálicas

 

Análise de couro, de rodas de aço e de ligas metálicas são os novos escopos de atuação do Laboratório do IQA – Instituto da Qualidade Automotiva, localizado no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), e que reforçam o compromisso do Instituto com a qualidade dos produtos e serviços voltados ao setor automotivo.

 

A novidade vem ao encontro do processo de ampliação da atuação da área de Laboratórios, e incorpora a expertise técnica e de conhecimento do IQA já reconhecidas pelo segmento, para avançar nos testes de insumos que compõem uma ampla gama de produtos do setor automotivo brasileiro.

 

“O laboratório está sempre em busca de novas oportunidades de mercado para atender melhor todos os players que atuam na área automotiva”, explica Sergio Kina, gerente de operações do IQA “nossa missão é de poder trazer mais qualidade e abrangência aos serviços de ensaios químicos, sempre com foco no cliente”, complementa.

 

Novos Escopos

 

Os três novos escopos de atuação do IQA em Laboratórios têm por objetivo verificar se os insumos e produtos comercializados atendem sua finalidade em relação à qualidade e aos requisitos de segurança e meio ambiente para o consumidor final.

 

Na análise de couro, são feitos ensaios para determinar a quantidade de metais presentes no couro ou em seus artefatos.

Já na análise das rodas são feitos ensaios para determinar a quantidade de metais pesados em rodas de aço e alumínio para automóveis, comerciais leves e utilitários e caminhão para controle de qualidade e validação de processos.

 

Por fim, na análise das ligas metálicas são feitos ensaios para identificação/controle de qualidade de ligas, como peças metálicas ou sucatas.

 

O Laboratório do IQA atua também com os ensaios de ARLA32, baterias e pilhas, líquido de freio, líquido de arrefecimento e álcool. “O laboratório foi aberto em 2016 e desde então estamos trabalhando para que ele seja uma referência em ensaios químicos para o setor automotivo”, declarou Sergio.

Escrito por
Imprensa IQA