IQA lança programa de certificação para rastreadores veiculares

Aumento de roubos de veículos leves e pesados no país e incremento na busca por serviços de localização faz aumentar procura por produtos de acordo com padrões de qualidade

Garantir mais segurança e precisão aos serviços de rastreamento veicular é um dos objetivos da nova certificação voluntária do IQA – Instituto da Qualidade Automotiva. Lançado em dezembro, o programa avalia sistemas de rastreadores e localização de veículos para verificar se estão dentro dos padrões de qualidade e eficiência estabelecidos pelo IQA e solicitado pelo mercado. A avaliação pode ser feita em diversos tipos de veículos, como carros, picapes, motos e caminhões e seus implementos rodoviários, e busca atender mais de duas mil empresas de pequeno, médio e grande porte que atuam na área de rastreamento.

“É uma certificação que atende ao mercado de seguro e financeiro, com o objetivo de avaliar se o equipamento de rastreamento é funcional ou não. Se atende às necessidades existentes e se o índice de localização está dentro dos parâmetros adequados”, explica o gerente de serviços automotivos do IQA, Sérgio Fabiano.

Certificação segue necessidade do mercado

A Certificação de Rastreadores surgiu da necessidade do mercado automotivo diante do aumento da criminalidade no país. Em 2021, o Brasil registrou mais de meio milhão de roubos ou furtos de veículos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com a alta dos crimes, principalmente de veículos pesados, a busca por rastreadores está cada vez maior. Entre os benefícios para as empresas que passam pelo processo de certificação do IQA, está a segurança de que oferecem aos consumidores um equipamento com funcionalidade verificada.

“Os roubos e furtos estão mais violentos. Estão roubando o caminhão, deixando a carga e atentando contra a vida do motorista. Então, o equipamento de rastreamento tem que ser confiável para dar segurança tanto na aceitação do seguro como na segurança do operador”, destaca Fabiano.

Processos da certificação

A certificação do IQA segue parâmetros estabelecidos pelo Instituto, com base no conhecimento técnico dos produtos e necessidade do mercado. O Instituto faz a avaliação da instalação do equipamento, estrutura da empresa, central de atendimento, suporte e, também, realiza avaliação de testes do equipamento em campo. A Certificação de Rastreadores tem validade de um ano. Após esse período, a empresa precisa passar por recertificação, uma vez que novas tecnologias surgem a todo momento.

 

 

 

Escrito por
Imprensa IQA