Diretor-presidente do IQA ministra palestra para alunos da Fatec no Parque Tecnológico de Sorocaba

Encontro reuniu os estudantes das unidades Sorocaba e Tatuí, além de representantes da Toyota e do PTS para falar sobre a Qualidade no setor automotivo

O diretor-presidente do IQA – Instituto da Qualidade Automotiva, Claudio Moyses, ministrou, no último dia 17, uma palestra sobre os desafios atuais e futuros da qualidade no setor automotivo. A apresentação aconteceu no PTS (Parque Tecnológico de Sorocaba), a 100km de São Paulo, e contou com a presença de alunos das Fatecs (Faculdades de Tecnologia) Sorocaba e Tatuí.

Os estudantes que marcaram presença atuam nos cursos de Gestão da Qualidade, Gestão de TI e Manutenção Industrial. O evento ainda contou com a presença de representantes do PTS e da montadora japonesa Toyota. Além de Moyses, o auditório oeste do Centro de Convenções, com capacidade para 100 lugares, recebeu, também, uma palestra de uma empresa que atua na área de qualidade de software.

Em sua apresentação, Moyses abordou o tema “Estratégia de Negócio e a Qualidade no Setor Automotivo” e falou sobre cultura organizacional, tecnologia e dados, transformação digital, evolução da estratégia de negócios, além de temas transversais.

Um dos principais pontos abordados pelo executivo foi como os profissionais do futuro devem se atentar para se manter relevantes e aproveitar as oportunidades na cadeia automotiva. “Neste evento com a Fatec, as interações com os alunos e professores foram fantásticas, permitiram compartilhar conhecimento sobre Modelos de Negócio, Qualidade, Experiência do Cliente, Indústria da Mobilidade, Transformação Digital, e sempre é uma oportunidade de aprendizado, ainda mais estando em um ambiente inspirador para a inovação como o Parque Tecnológico de Sorocaba, onde o IQA está desde seu início”, afirmou Moyses.

Presente no auditório, o professor Wanderley do Prado, da Fatec, elogiou a apresentação.

“O Claudio [Moyses] tem uma visão geral bem interessante na questão da qualidade, com foco no cliente. O conjunto todo da apresentação foi muito interessante. A princípio o público alvo era o pessoal da Qualidade, mas convidei outros dois cursos também para participar”, afirmou.

Prado valorizou a interação entre palestrante e alunos que fizeram perguntas sobre o tema abordado e puderam esclarecer curiosidades sobre o setor automotivo.

O docente ainda ressaltou a importância de poder conhecer os laboratórios do IQA, que ficam localizados dentro do PTS. “Os alunos gostaram bastante do laboratório. É um contexto mais ligado a área química, mas foi interessante conhecer. Foi falado sobre padrões de qualidade, normas e ficou claro para os alunos que a qualidade está em todas as áreas”, destacou.

Acreditado desde 2016 pela CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro), o laboratório do IQA serve como uma base de apoio para todas as outras atividades do Instituto e realiza ensaios de Arla 32, baterias e pilhas, líquido de freio, líquido de arrefecimento, álcool em gel, análise de couro, de rodas de aço e de ligas metálicas.

A palestra pode ser considerada um dos movimentos de aproximação entre o IQA e a Agência Inova, responsável pela gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação, além de ser encarregado também pelo programa de incubação de empresas de base tecnológica no PTS.

“A missão do Parque é justamente conectar aquilo que chamamos de quíntupla hélice, que é fazer interação das universidades, com as empresas, poder público e privado, academia, meio ambiente e sociedade. A gente apoia muito o papel das universidades dentro do Parque. Neste caso específico a ideia foi mostrar o mundo real dentro das universidades”, falou André Santos, diretor executivo da Inova.

Santos conta ainda que novas ações entre a gestão do Parque e o IQA estão a caminho. “Vamos promover alguns cursos e eventos em breve. A ideia é fortalecer e promover o setor automotivo no PTS e o IQA é o nosso principal parceiro neste setor”, finaliza.

Escrito por
Imprensa IQA