IQA lança área de atuação focada na Agenda ESG para o setor automotivo

Lançamento foi realizado no dia 30.03, em coletiva de imprensa, onde foram apresentadas soluções para implantação de boas práticas em sustentabilidade para organizações da cadeia automotiva

 

Nesta quinta-feira (30.03), o IQA – Instituto da Qualidade Automotiva lançou oficialmente o IQA DS, sigla para Desenvolvimento Sustentável para Mobilidade, nova área de atuação da entidade, cujo foco é disponibilizar soluções para o setor automotivo visando a implementação ou aprimoramento da atuação de acordo com a Agenda ESG, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

A iniciativa pretende contribuir com o setor na implementação de ações sustentáveis que visam reduzir os danos ambientais, promover a responsabilidade social e garantir gestões corporativas mais responsáveis. O programa vai impactar diretamente um mercado composto por 800 mil empresas, entre montadoras, fabricantes, oficinas mecânicas, concessionárias, comércios, locadoras de veículos, dentre outros elos da cadeia automotiva.

O evento contou com a presença do presidente da Diretoria Executiva do IQA indicado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Claudio Moyses, do superintendente do IQA, Alexandre Xavier; do presidente do Conselho Diretor do IQA indicado pelo Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), Elias Mufarej; além de representantes da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e de empresas atuantes no mercado automotivo como a Seguradora Zurich, ElringKlinger e a Hyundai.

“A Agenda ESG é uma megatendência e empresas no mundo todo estão trabalhando para reduzir a pegada de carbono, focar no social e nos clientes, e também ter uma governança corporativa. O IQA está alinhado a tudo isso e é um grande parceiro do setor automotivo nacional nessa demanda”, explicou o presidente da Diretoria Executiva do IQA, Claudio Moyses.

O programa é fruto de um ano e meio de trabalho intenso junto a 97 organizações de diversos setores do mercado, onde foram identificadas as principais dificuldades das empresas na implantação de boas práticas ESG, entre elas, a falta de ferramentas e conhecimento para reportar os resultados quantitativos e qualitativos do setor do ponto de vista ambiental, social e de governança.

“As empresas têm dificuldades em como avaliar, medir e como validar as boas práticas de ESG, aspectos diretamente relacionados com a Qualidade. Por isso, o IQA está trazendo um portfólio inicial que já traz soluções prontas e validadas que são aplicáveis às necessidades de empresas de grande, médio ou pequeno porte que compõem a grande e complexa cadeia automotiva nacional”, afirmou o superintendente Alexandre Xavier.

 

Soluções Práticas

A solução desenvolvida pelo IQA envolve uma trilha de sustentabilidade, que poderá ser utilizada como um guia para o desenvolvimento das organizações. Essa trilha possui soluções como: Diagnósticos, que vai avaliar a aderência da empresa aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, mas poderá avaliar também matriz de materialidade, plano de ações, análise de impacto, aderências às normas relacionadas ao tema de sustentabilidade, entre outros, como sensibilização, palestras, workshop, ações com o foco em criar um entendimento sobre a importância do tema e seus reais impactos, podem ser aplicadas aos colaboradores de uma empresa ou entidade, fornecedores, alta direção e comunidades.

Também serão disponibilizados treinamentos e capacitações para líderes e outros responsáveis por implementarem a Agenda ESG. As empresas terão um guia para o suporte da construção da Matriz de Materialidade, para saber quais os principais temas devem ser trabalhados com maior intensidade perante seus stakeholders.

Além disso, também será disponibilizada uma plataforma para elaboração do Relatório ESG, onde será possível inserir todas as ações, certificações e indicadores que compõem o ESG de sua empresa para gerar uma área de dashboard automática onde será possível avaliar os indicadores quantitativos e qualitativos, assim como de forma simples gerar o relatório ESG em português e inglês que possui métricas padronizadas para o setor automotivo. Será possível também, fazer a gestão ESG dos fornecedores através da mesma plataforma, gerando um dashboard automático para avaliação dos indicadores dos fornecedores.

Outras soluções que fazem parte da trilha de sustentabilidade do IQA DS são certificações e auditorias com foco em normas ligadas à sustentabilidade, desenvolvimento de projetos especiais conforme necessidade das empresas, entre muitas outras ações.

 

Projetos pilotos

Cada uma das soluções do portfólio inicial do IQA DS, relacionadas às ações social, ambiental e de governança, foram testadas na prática em projetos pilotos e aplicadas em grandes players do mercado. A Hyundai Motor Brasil foi a primeira empresa a participar da qualificação prática e do processo de validação e verificação da Matriz de Materialidade, assim como do relatório IQA DS para ESG. “Os pilares de modernidade, inovação e ESG caminham juntos e sabemos da importância de iniciativas como esta para avançarmos. É por isso que estamos atuando na agenda”, afirma o vice-presidente da Hyundai, Ricardo Martins. “O IQA é o polo de conhecimento e desenvolvimento que pode ajudar não apenas a Hyundai, mas todos os nossos parceiros, a se inserirem dentro das práticas de sustentabilidade.”

Em parceria com a ElringKlinger, o Instituto da Qualidade Automotiva inaugurou, em 2022, a Escola de Manufatura e Qualidade. O projeto oferece para jovens carentes da região de Piracicaba, interior de São Paulo, qualificação profissional para trabalharem no mercado automobilístico. “Montamos uma mini fábrica onde os alunos passam por treinamentos de qualidade, segurança, manutenção, materiais, melhoria contínua, produção e manufatura, além de acesso a 31 cursos online que os capacitam nas principais ferramentas de grande valia para atuarem no setor automotivo”, afirma o diretor da ElringKlinger, Juliano Marcelino.

Na área ambiental, foi criada a Certificação Selo Verde realizada pelo IQA e a Seguradora Zurich. O selo é uma iniciativa inédita no mercado que certifica oficinas mecânicas referenciadas à seguradora, que adotam práticas sustentáveis nos serviços de reparos automotivos, como destinação correta de resíduos, consumo consciente de água e energia elétrica e bem-estar corporativo.

O superintendente de sinistro de Personal Lines Zurich, Fábio Santos Silva, afirmou que a iniciativa já certificou 166 oficinas e a expectativa é ter 50% da rede de oficinas referenciadas da seguradora certificadas até 2023 “Com a conscientização e adaptação dos nossos parceiros alcançamos grandes resultados em descarte sustentável. Foram 63 toneladas de sucatas, 8,2 toneladas de papelão e mais de 1.600 litros de resíduos líquidos, entre fluidos de freio e óleos, descartados corretamente”, completa Santos.

Acordos

Para apoiar o setor automotivo na adoção das práticas ESG, o Instituto da Qualidade Automotiva fez também adesão a acordos nacionais e internacionais para ampliar sua especialização e competência em relação às áreas de sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa. Neste ano, o IQA tornou-se signatário do Pacto Global da ONU, e se juntou a um compromisso universal firmado entre 19 mil membros de 160 países para transformar o mundo e impulsionar o desenvolvimento sustentável dos países até 2030.

Aderiu esse ano ao Acordo Ambiental de São Paulo da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), considerado uma das principais iniciativas do Brasil com mais de 1.600 aderentes relacionadas às mudanças climáticas e redução de emissão de gases de efeito estufa. “O setor automotivo tem uma participação muito grande na questão ambiental. E essa parceria do IQA com o Acordo Ambiental de SP vai ser muito importante não só para ajudar na elaboração de base técnica, como também na qualificação e troca de experiências. Essa iniciativa trará frutos bastantes positivos”, destacou o gerente de departamento operacional da Cetesb, Carlos Lacava.

 

Escrito por
Imprensa IQA