Manual VDA Metodologia de Colaboração Ágil busca soluções ágeis para um mercado altamente competitivo

  • Publicação busca ajudar empresas, clientes e fornecedores a criar boas práticas de colaboração, reduzir custos e encurtar processos de trabalho

Atendendo a demandas do mercado o IQA- Instituto da Qualidade Automotiva, traz a publicação de mais um importante manual VDA: o Metodologia de Colaboração Ágil. Material produzido em razão das grandes mudanças que o mercado vem passando, onde se torna cada vez mais necessária a resolução ágil dos processos, com linguajar unificado, solução ágil para alguns temas e mudanças do modo de trabalho, adaptando os procedimentos para uma solução eficaz, mediante um conjunto de ideias para resoluções.

As inovações tecnológicas estão causando impactos cada vez maiores e mais rápidos na indústria, e esse progresso leva à diminuição das barreiras de entrada, fazendo com que lidar com esta crescente complexidade e ser capaz de reagir com mais flexibilidade em mercados voláteis se tornem aspectos fundamentais no setor.

 

Dentro do setor automotivo, a indústria 4.0 é o maior catalizador para mudanças de práticas nas empresas. Por meio dela é possível unir o físico ao digital, com impactos que atingem diretamente a produtividade, a customização e o controle de processos de produção, causando mudanças não só na indústria, mas também na cadeia até os clientes.

 

Com a velocidade de mudança aumentando, mais empresas enxergam a necessidade de se transformar em termos de agilidade, acreditando que essa é a resposta mais inteligente para o ambiente de hoje. Devido a esse processo, passam a investir em estruturas mais ágeis, o que cria também maiores desafios.

 

Dentro do setor automotivo, os maiores desafios são melhorar a produtividade, otimizar seus serviços e direcionar de forma inteligente os seus recursos. A gestão de um modelo de Colaboração Ágil tende a reduzir custos e encurtar processos de trabalho.

As recomendações da VDA fornecem uma visão de como uma Metodologia de Colaboração Ágil, além das fronteiras da empresa poderia funcionar, considerando que o entendimento básico e a intensidade podem variar. O objetivo deste manual é equipar o público, seja ele cliente, empresa ou prestador de serviço, com uma caixa de ferramentas, linguagem comum e casos de uso práticos, bem como técnicas para possibilitar melhores resultados neste modelo de colaboração.

 

O manual destina-se a pessoas da indústria automotiva que já têm experiência em métodos básicos de desenvolvimento ágil. Além dela, existem muitos outros capacitadores que são úteis na implementação da Metodologia de Colaboração Ágil, como uma mentalidade mais eficiente entre os parceiros (por exemplo, confiança, orientação para o cliente, uma abordagem “fail-fast”) e ferramentas e processos para Integração Contínua e Implantação Contínua.

 

Escrito por
Imprensa IQA