IQA inicia pré-venda do Manual de Planejamento Avançado da Logística do Produto

Quando a indústria lança um produto nos dias de hoje, existem diversas preocupações, como atender aos requisitos da qualidade, de exigência do cliente, de capacidade da fábrica e de engenharia. Existe um grande foco na conformidade do produto, porém há uma lacuna ainda grande quando se trata de requisitos logísticos.

Foi pensando nisso que desde o último dia 27, o IQA – Instituto da Qualidade Automotiva, disponibiliza o Manual APLP – Planejamento Avançado da Logística do Produto, material focado na prevenção de problemas logísticos de fornecimento de produtos.

“Toda a estrutura do APLP foi feita para que se consiga planejar antecipadamente todas as etapas, desde o conceito de um produto novo até a produção das amostras iniciais e de sua entrega, assim como a produção seriada”, destaca Marcelo Pollon, especialista em logística do IQA.

A integração dos processos logísticos é fundamental para a indústria, sendo essencial para o cumprimento de prazos e para a manutenção da qualidade do produto. “O tempo passa cada vez mais depressa e quanto mais tempo parado, mais custos são agregados. Então a integração desses processos se torna fator fundamental para as empresas do setor”, complementa Pollon.

O novo Manual foca principalmente na indústria Automotiva, para empresas que fabricam autopeças, tanto do mercado original ou remanufaturado. A ideia é que a publicação ajude na prevenção de problemas e aumente a qualidade com base em normas e padrões consolidados do mercado.

O produto é um complemento da publicação “Guia de Práticas Logísticas”, lançada em 2019 pelo IQA, onde são apresentadas as melhores práticas de logística na gestão da cadeia de abastecimento, observando cinco grandes focos: cliente, processos, parceiros, entrega e resultados. Este manual recomenda padrões e rotinas para aumentar a efetividade dos sistemas logísticos das organizações. A publicação busca mostrar a importância em se obter a máxima integração entre os processos que compõem o sistema logístico de uma organização para que sejam eficazes (alcancem seus objetivos) e eficientes (com os menores custos, da maneira mais otimizada possível).

Saiu na mídia:

Click Guarulhos
Guarulhos Web
GRU Diário
Folha Metropolitana
Balcão Automotivo
Abralog (Associação Brasileira de Logística)
Carta de Logística

Escrito por
Imprensa IQA