IQA cria Comissão Técnica da Qualidade 

Institucional
  • CTQI substitui e amplia atividades do antigo Grupo IQA – VDA-QMC
  • Comissão abordará outras normas e especificações técnicas do setor automotivo, como IATF, Core Tools, CSR
  • Contará ainda com desenvolvimento de papers, e-books, publicações próprias/locais
Imagem em alta resolução: Logo Comissão Técnica da Qualidade IQA.png

São Paulo, março de 2021 – Desde 2012, o IQA – Instituto da Qualidade Automotiva conduz o Grupo IQA – VDA-QMC, que a partir de agora passa a se chamar Comissão Técnica da Qualidade IQA (CTQI), com novos escopos de atividades mais amplos.“A Comissão Técnica da Qualidade IQA tem uma atuação mais ampla, com novos escopos”, afirma Sergio Kina, gerente de Operações do IQA e staff Técnico da CTQI. Com isso, além de abordar temas relacionados à VDA, a Comissão abrangerá outras normas e especificações técnicas do setor automotivo, como a IATF, Core Tools e CSR.

“Outros escopos da Comissão serão o desenvolvimento de papers, e-books e publicações próprias e locais, e soluções específicas conforme a necessidade do setor, como por exemplo transformação digital, segurança da informação, entre outras”, revela Kina ao comentar ainda que faz parte da CTQI expandir o público para todas as montadoras e fornecedores da cadeia, alinhar requisitos de auditoria e certificação e realizar workshops e webinars.

A CTQI tem como objetivos harmonização e aprimoramento dos requisitos da qualidade na cadeia de produção automotiva, o desenvolvimento de estudos e documentação técnica sobre qualidade automotiva e a disseminação de informações sobre qualidade, requisitos de qualificação de pessoas, certificação e transformação digital.

Escopo de debates 
Sob coordenação de Rodrigo Lemos, da VWCO, e vice-coordenação de Amilcar Carrascoza, da Robert Bosch, a CTQI se reúne todas as primeiras quintas-feiras do mês, de forma remota, e já conta com extensa agenda de debates.

Entre os temas propostos, destaque para as novidades VDA-QMC e os manuais EOS e ACSMS, IATF 16949 – Relevância nas retomadas do negócio e produção, Requisitos Específicos de Clientes (CRS) – Processo de conformidade, Core Tools – Desafios para transformação digital, e Novas demandas – iQMX e ações em transformação digital.

“A criação da CTQI aumenta a capilaridade de temas debatidos pelo IQA, todos muito relevantes na cadeia automotiva. Os frutos da Comissão serão benéficos para toda a comunidade de engenharia da mobilidade, assim como para a sociedade em geral, com destaque para o consumidor de veículos e produtos automotivos”, finaliza Kina.

O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva é uma organização sem fins lucrativos de desenvolvimento e disseminação da Qualidade no Setor da Mobilidade, com objetivo de proporcionar mais segurança ao consumidor, a partir de produtos, sistemas e pessoas com qualidade assegurada através de certificações compulsórias ou voluntárias.

Criado em 1995 por entidades do setor e do governo, o IQA oferece soluções que fomentam a Qualidade além da certificação, como treinamentos presenciais e online, conteúdo técnico em publicações/estudos técnicos, inspeções e ensaios de laboratório, com uma cultura de inovação e proximidade às necessidades das organizações e sociedade.

É representante de órgãos internacionais e acreditado pela CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro) como organismo de certificação. Acesse o site www.iqa.org.br.

 

Assessor de Imprensa
Alexandre Akashi – imprensa@iqa.org.br
Telefone: (11) 94043-2879

Escrito por
Imprensa IQA