Mulheres e as oficinas mecânicas: seu negócio está preparado para recebê-las? – Por Marina Nomura*

As mulheres têm conquistado avanços em diversos setores de atividade, e essa presença feminina também está se expandindo no setor automotivo, embora ainda de maneira progressiva. Espaços que antes eram predominantemente ocupados por homens agora recebem diariamente a presença delas, seja como profissionais ou como consumidoras. Mas será que as oficinas mecânicas estão preparadas para recebê-las?

É importante lembrar que a Qualidade não está relacionada apenas aos aspectos operacionais e à confiabilidade de produtos e serviços, mas também às iniciativas que a empresa adota para se tornar mais inclusiva e diversa. Oferecer aos clientes um ambiente acolhedor é fundamental. Assim, para elevar o grau de excelência do negócio, é necessário investir em um ambiente que seja amigável para as mulheres.

Além do básico que uma empresa responsável deveria oferecer, como transparência na prestação de serviço, boa organização e banheiros limpos, é relevante destacar a importância de uma transformação na cultura organizacional. Capacitar a equipe para que ela esteja preparada para atender o público, independentemente do seu gênero.

Uma das principais queixas das mulheres que procuram oficinas mecânicas está relacionada à comunicação. Muitas vezes, os mecânicos usam termos técnicos para descrever os serviços, o que dificulta a compreensão do cliente. Treinar os colaboradores para trabalharem com linguagem acessível e empática, de modo que o cliente possa compreender.

Outro problema está relacionado à falta de segurança que muitas ainda sentem ao procurar centros de reparação, pois alguns desses lugares ainda mantêm ambientes hostis e permeados por atitudes machistas. É importante ficar atento e assegurar-se de que o assédio não faça parte da rotina do seu negócio. Por isso, é necessário estabelecer políticas claras e adotar medidas rigorosas contra qualquer forma de discriminação moral e sexual.

É essencial incluir profissionais mulheres na equipe. Além de impulsionar a representatividade feminina e eliminar os estereótipos no mercado de trabalho automotivo, a presença de mulheres na oficina pode estabelecer uma identificação mais forte com os consumidores do mesmo gênero.

Por fim, ao aderir à diversidade e inclusão, a oficina mecânica não apenas estará alinhada às demandas do mercado atual, contribuindo para a igualdade entre os sexos, mas investindo na satisfação do cliente, o que, com certeza, é uma engrenagem que impulsiona o crescimento empresarial.

O IQA, por meio de suas soluções, apoia organizações na adaptação dessas demandas. Certificações que vão além de um atestado de excelência, mas comprovam que o negócio está engajado e preparado para atender com o mais elevado nível de qualidade, sustentabilidade e responsabilidade social.

Marina Nomura é gerente comercial e de marketing do IQA – Instituto da Qualidade Automotiva*

 

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