(Português BR) IQMX

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese.

(Português BR) Desafio

(Português BR) Novos modelos de certificação, treinamentos, eventos, publicações, diagnósticos e outras atividades relacionadas à transformação digital do IQA contarão com a marca iQMX. Com isso, nossa missão torna-se mais abrangente, com a proposta de desenhar o papel da qualidade do futuro, para suportar os serviços relacionados à avaliação da conformidade que o setor automotivo, na visão ampliada da mobilidade, demandará.

Este é um grande desafio. Por isso, adotamos uma posição mais protagonista. Como instituto é nossa obrigação liderar os debates e discussões sobre o papel da qualidade do futuro para ajudar a sociedade, indústrias e demais players da cadeia produtiva a entender melhor como isso vai funcionar.

Outros exemplos de inovações que contarão com atividades de apoio através do IQA são os Recursos 4.0 (IoT), a Integração Digital, Colaboração e Visão de Empresa Estendida, que têm como foco aumentar a competitividade das organizações do setor automotivo.

Organismo de certificação acreditado pela CGCRE – Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO, o IQA é uma organização sem fins lucrativos, especializado em mobilidade, criado por entidades do setor automotivo e governamental.

Com o iQMX, o IQA amplia sua missão, tornando-a mais abrangente com a inclusão do termo Mobilidade. A proposta, segundo Alexandre Xavier, superintendente do IQA, é desenhar o papel da qualidade, assim como a área da qualidade do futuro, para suportar os serviços relacionados à avaliação da conformidade que o setor automotivo, na visão ampliada da mobilidade, demandará do Instituto.

“Dentro desse contexto, ampliamos nossas atividades e serviços para atender as novas exigências do mercado”, afirma Xavier. “O horizonte é estabelecer em médio prazo um rol de possibilidades absolutamente novas e diversificadas, alinhadas com os novos desafios que o setor enfrenta, inclusive a lógica de mobilidade”, completa.

(Português BR) Quatro pilares IQMX

(Português BR) Combustíveis alternativos e veículos autônomos são exemplos de inovações com discussões e novas atividades pelo IQA, por meio do iQMX.
Inovações como Recursos 4.0 (IoT), Integração Digital e Colaboração trarão competitividade para a indústria.
Desenho do modelo de qualidade do futuro é um dos desafios do iQMX.

O ‘i’, de inovação, e coincidentemente de instituto, é o 1º pilar do iQMX, nova marca que passa a acompanhar todas as ações do IQA – Instituto da Qualidade Automotiva em relação à transformação digital.

Exemplos de inovações no setor automotivo não faltam. Destaque para os veículos autônomos e combustíveis alternativos como etanol, biodiesel, veículos híbridos e elétricos, além de outros que podem surgir. Neste contexto, o IQA está pronto para dar suporte a estas ideias, com atividades de apoio relacionados à avaliação da conformidade, análises laboratoriais, publicações e treinamentos.

“O nosso grande desafio agora é desenhar o modelo de qualidade do futuro, a começar pela definição do papel da qualidade nos produtos, processos produtivos e administrativos, e serviços, de forma a melhorar a competitividade, e também da forma como as pessoas lidarão com a qualidade dos produtos do futuro, como carros autônomos e/ou elétricos, a mobilidade, a automação de processos, a digitalização etc.”, diz Claudio Moyses, Diretor do IQA.

(Português BR) É a nossa missão ! Disseminar conhecimentos e assegurar que novas tecnologias cheguem ao mercado com extrema confiabilidade.

(Português BR) Ir e vir de forma mais ampla possível, inclusive de forma não presencial, e por meio de todos os recursos disponíveis.

(Português BR) Eventos presenciais e online para ampliar a troca de conhecimentos, afim de sustentar inovações e novos padrões de qualidade, trazendo benefícios ao mercado e á sociedade em geral.

(Português BR) iQMX

(Português BR) Sustentado em quatro pilares – Inovação, Qualidade, Mobilidade e Experiência – o iQMX é o IQA na transformação digital. “O iQMX vai acompanhar toda e qualquer atividade do IQA relacionada à transformação digital, como uma referência em novas tecnologias”, afirma o superintendente do IQA, ao comentar que por conta da pandemia o movimento de transformação digital tem sido antecipado em até 10 anos.

Assim, nos próximos anos, novos modelos de certificação, treinamentos, eventos, publicações, diagnósticos e outras atividades relacionadas à transformação digital contarão com marca iQMX.

Com o iQMX, o IQA adota um posicionamento mais protagonista das questões da qualidade e co-participe das transformações do setor automotivo. “Continuaremos andando sempre lado a lado às exigências regulatórias, para oferecer serviços de apoio ao setor automotivo e relacionados, apoiando, inclusive, evoluções que se fizerem necessárias. Mas com o iQMX, vamos também atuar de acordo com as tendências do setor da mobilidade e da sociedade”, afirma Xavier.

Entre os novos desafios da ampliação do papel do IQA como instituto estão atividades que buscam como propósito discutir qual papel da qualidade do futuro, para ajudar a sociedade, indústrias e demais players da cadeia produtiva a entender melhor como isso vai funcionar.

Em resumo, o IQA passa agora a contar com uma visão mais ampla, com objetivo de ajudar o setor automotivo brasileiro em todas as questões que ele precisa. O que vai ser futuro na qualidade e de que maneira podemos ajudar as empresas nessa transformação, sem deixar de lado o que já fazemos hoje.