Certificação Compulsória

A certificação compulsória é aquela regulamentada pelo governo Brasileiro de forma a estabelecer os requisitos mínimos para aprovação dos produtos/serviços, sua comercialização e sua fiscalização a fim de assegurar a integridade e a proteção do consumidor final. 

Detalhes

Em geral, a certificação compulsória é determinada para produtos/serviços que podem afetar a segurança, saúde e meio ambiente. Os requisitos dos processos de certificação são definidos através de portarias e/ou resoluções governamentais, que abordam os detalhamentos das atividades que devem ser realizadas, os parâmetros de aceitação e os regulamentos (normas) que servem como base.

O IQA realiza a certificação através de uma equipe técnica altamente especializada nos diversos produtos/serviços, provendo todo um suporte técnico e soluções rápidas e eficazes, de forma a permanentemente atender a legislação Brasileira.

Escopo de Acreditação IQA:

(English) Certificação de lote, com avaliação do fornecedor / representante legal quanto ao atendimento ao consumidor e ensaios no produto.
Neste caso a auditoria no fabricante e o acompanhamento periódico não são aplicáveis

Etapas da certificação
1
(English) Acompanhamento da Certificação: Após a concessão da certificação, serão realizadas periodicamente as atividades de acompanhamento de forma a garantir que as condições iniciais da certificação sejam mantidas, e verificar a correta utilização da Marca de Conformidade.