VDA 6.3 – Exame de Qualificação para Certificação de Auditor (4ªed 2023) (ID382) – MANHÃ

Turma indisponível

Horário: 07:30 as 12:30

Objetivo

O exame fornece um certificado digital que permite ter a sua qualificação confirmada de forma independente para que possa cumprir os requisitos de clientes ou fornecedores relativamente à competência do auditor e é válida mundialmente.

Seu certificado indicará que, como Auditor VDA 6.3,  você está apto e autorizado a realizar auditorias de processo de forma independente, tanto internamente quanto nas instalações de seus fornecedores.

Não é emitido certificado físico e carteirinha desde outubro/21.

Regras obrigatórias durante o exame:

  • Celular e dispositivos eletrônicos não são permitidos durante a realização da prova.
  • Prova totalmente sem consulta.
  • Todo o conteúdo do Exame VDA tem direitos autorais da VDA-IQA, é obrigatório a devolução da prova ao examinador ao final da prova.
  • A VDA não permite vista de prova; não é entregue ao participante em nenhuma hipótese a prova para conferência dos resultados/perguntas após sua correção.
  • O resultado do exame é enviado por e-mail em até 20 dias após a emissão da NF.
  • A correção é feita unicamente pelo IQA e repassado totalmente para a VDA.
  • O critério de pontuação do exame e resultado é estipulado unicamente pela VDA.
  • O IQA é licenciado oficial VDA-QMC na América do Sul para aplicação do exame VDA 6.3, e segue exatamente as regras regidas pela VDA.

Público Alvo

Auditores de Processo que fizeram o Treinamento Oficial VDA 6.3 e necessitam da Certificação independente para atendimento de requisitos.

A Certificação VDA 6.3 faz com que o Auditor esteja apto e autorizado a realizar auditorias de processo de forma independente, tanto internamente quanto nas instalações de seus fornecedores.

Conhecimentos Requeridos
(documentação) são obrigatórios e devem ser enviados ao IQA antes da data do exame para liberar a participação, conforme abaixo:

1. Cópia do seu certificado de qualificação do treinamento “VDA 6.3 Qualificação para Auditor de Processo – 4ed. 2023 (ID381) | ou VDA 6.3 Atualização de 3ªed 2016 para 4ªed 2023 (ID 333)” realizado por um licenciado Oficial VDA,
(treinamento deve ter sido feito em até 1 anos antes da data do exame).

(ID 381 ou ID 333) com título de certificado (Qualification) oficial VDA em qualquer licenciado VDA.

(Certificados emitidos com o título ‘Attendance’ não são aceitos para o exame).

2. Comprovação de conhecimento das Ferramentas da Qualidades (ID 415:2022 ou ID 417:2019) ou treinamento de dois dias (16h) sobre ferramentas da qualidade (APQP, PPAP, FMEA, CEP, MSA) (desde 2019) + Quiz Coretools da VDA-QMC (**) aprovado (detalhes abaixo)
((se aprovado no Quiz) e não possua as evidências de certificados das ferramentas da qualidade, ou não tenha sito aprovado no quiz; o Treinamento de VDA ID 415 ou VDA ID 417 é necessário antes de realizar e Exame VDA 6.3) – no Brasil o IQA é o instituto homologado para aplicação desse treinamento.

Os Treinamentos ID 415 e ID 417 substituem o resultado de reprova ou não realização do quiz da VDA.

ID 415: Ferramentas para Gestão da Qualidade: (5 dias)
Esse é um treinamento básico inicial para quem não conhece as ferramentas da qualidade com o intuito de ensinar a sua utilização e aplicação dentro de uma de auditoria de processo.
OU
ID 417: Ferramentas da Qualidade para Auditores de Processos e Sistemas: (2 dias)
É esperado que o participante já conheça as ferramentas da qualidade para ter um melhor aproveitamento, não é um treinamento básico inicial, ensinará o auditor a tirar melhor proveito das ferramentas dentro de uma auditoria de processo e sistema.

(**) O Participante deve acessar o link, se cadastrar e realizar a prova online referente as ferramentas da qualidade: https://vdaqmccoretools.blinkit.de/start/Z5AGE27t9TNZbza6Q

deverá clicar em: Create new account > informar o nome completo e e-mail > o participante receberá um e-mail de confirmação > confirme e crie uma senha e abrirá um termo de aceite (leia tudo até o fim) > após o aceite siga as orientações.

Leia com atenção as questões, o participante terá apenas uma chance de responder o questionário.

3. Comprovação de conclusão de um treinamento de qualificação de auditor de três dias com base na DIN EN ISO 19011 ou formação em auditor para ISO9001, ISO14001, ISO45001 ou IATF16949. (certificado de formação de Auditor)

 4. Comprovação de auditorias realizadas nos últimos 2 (dois) anos, qualquer auditoria interna é válida desde que preenchida e assinada pelo auditor e auditado com data de realização. (auditoria interna)

5. Comprovação de no mínimo 5 (cinco) anos de experiência na indústria, de preferência no setor automotivo, dos quais no mínimo 2 na GQ (Gestão da Qualidade) comprovado através de declaração do RH ou contrato de prestação de serviço (*)
(*) Tempo de trabalho como estagiário. durante o curso de bacharelado acadêmico ou de mestrado não podem ser contados para a experiência profissional para realização do exame.

6. foto do documento (RG ou CNH)

Os participantes podem obter a ferramenta de análise VDA 6.3 na loja virtual VDA QMC: https://webshop.vda.de/qmc/de/vda-63-analysis-tool (IQA não intermedia essa compra).

É OBRIGATÓRIO ACERTAR NO MÍNIMO 70% NO EXAME PARA SER APROVADO.

Se houver a necessidade de realizar o exame, o mesmo deve ser feito até um ano após a data de realização do Treinamento VDA 6.3 ID 381.

Local

Rua Nicolau Barreto, 643, Vila Cordeiro, São Paulo São Paulo – SP
Telefone: (11) 5091-4545

Programa de curso

O exame ocorre na forma de uma simulação de auditoria. A avaliação é focada no desempenho como auditor durante a simulação. A preparação da auditoria, o comportamento do auditor durante a simulação e o acompanhamento do das perguntas durante a auditoria são avaliados.

O exame consiste em:
– uma fase de preparação (30 minutos)
– uma simulação de auditoria (25 minutos)
– uma formulação, avaliação e justificação das conclusões (10 minutos)
– uma entrevista (5-10 minutos).

Para preparação, você pode usar os materiais entregues durante o treinamento incluindo apostila, exercícios e manual VDA que você comprou, os quais você mesmo deve trazer para o exame.
Para consulta só é permitido material impresso, não é possível usar notebook, tablet, celulares ou aparelhos eletrônicos.


Certificado 

Depois de ser aprovado no exame, você receberá um certificado digital com título ‘Certificate’ com um número registrado válido internacionalmente por 5 anos.

O Certificado é enviado por e-mail em até 20 dias úteis após a emissão da NF.
Não é emitido mais certificado físico e carteirinha.

São possíveis apenas três tentativas para a o exame, caso tenha reprovado na primeira tentativa, a segunda e terceira tentativa deverá ser realizada em até 1 ano após a data da primeira tentativa.
Caso não seja realizado dentro do prazo, é necessário refazer o treinamento VDA 6.3 Qualificação para Auditor de Processo (ID 381) por completo antes de uma nova tentativa do exame.

Ver programa completo
Carga horária: 5 horas

Importante

FATURAMENTO

– Para empresas que optam pelo envio de pedido de compras, o mesmo deve ser enviado após a confirmação do treinamento para o e-mail grupo_treinamentos@iqa.org.br ;

– A cobrança será realizada no primeiro dia do treinamento (exceto treinamentos realizados a partir do dia 25 que serão faturados no primeiro dia útil do próximo mês), com o vencimento para 20 dias, caso o pedido de compras não seja enviado até essa data a NF será gerada sem o pedido e não poderá ser alterada;

– A NF será emitida exclusivamente com os dados fornecidos no ato da inscrição, descontos só serão concedidos com o cupom aplicado;

– O IQA é uma entidade sem fins lucrativos e está isento de IRPJ (não reter IR).

CANCELAMENTO

– O treinamento poderá ser cancelado pelo IQA por falta de quórum, avisaremos do cancelamento com 07 dias de antecedência da data prevista para início do treinamento;

– O PARTICIPANTE poderá cancelar ou alterar a data de sua inscrição com até 07 dias de antecedência do início do treinamento, caso a solicitação não seja realizada dentro do prazo estipulado será gerado uma multa referente a 30% do valor do treinamento de acordo com data da inscrição, o cancelamento ou alteração da data deverá ser solicitado por e-mail para grupo_treinamentos@iqa.org.br.

CERTIFICADO

– Para receber certificado de participação é necessário ter pelo menos 80% de presença no treinamento;

– Os certificados são emitidos em até 20 dias após realização do treinamento, e serão disponibilizados na área do aluno no site do IQA;

– Login e senha enviados por e-mail no ato da inscrição, para o e-mail cadastrado do participante, (remetente falecom@iqa.org.br) 

OUTROS

– É obrigatório se registrar todos os dias no treinamento, para ser contabilizado sua presença e participação, caso for acompanhar o treinamento com outro participante é necessário que ambos realizem o registro para garantir a presença, o registro pode ser feito através do celular.

– A taxa de inscrição inclui material didático, certificado de participação coffee-breaks (nos treinamentos presenciais);

– Custos de transporte e hospedagem dos participantes não estão inclusos na taxa de inscrição (nos treinamentos presenciais);

– Parceiros IQA: AEA, SAE Brasil, Sindipeças, Sindirepa, necessário informar o número de associado para garantir o desconto.

– Não é possível realizar vista de provas, o participante receberá o resultado da avaliação realizada em até 10 dias após a realização.


Conhecimentos Requeridos
(documentação)
obrigatórios e devem ser enviados ao IQA antes da data do exame para liberar a participação, conforme abaixo:

1. Cópia do seu certificado de qualificação do treinamento “VDA 6.3 Qualificação para Auditor de Processo – 4ed. 2023 (ID381) | ou VDA 6.3 Atualização de 3ªed 2016 para 4ªed 2023 (ID 333)” realizado por um licenciado Oficial VDA,
(treinamento deve ter sido feito em até 1 anos antes da data do exame).

(ID 381 ou ID 333) com título de certificado (Qualification) oficial VDA em qualquer licenciado VDA.

(Certificados emitidos com o título ‘Attendance’ não são aceitos para o exame).

2. Comprovação de conhecimento das Ferramentas da Qualidades (ID 415:2022 ou ID 417:2019) ou treinamento de dois dias (16h) sobre ferramentas da qualidade (APQP, PPAP, FMEA, CEP, MSA) + Quiz Coretools da VDA-QMC (**) aprovado (detalhes abaixo)
((se aprovado no Quiz) e não possua as evidências de certificados das ferramentas da qualidade, ou não tenha sito aprovado no quiz; o Treinamento de VDA ID 415 ou VDA ID 417 é necessário antes de realizar e Exame VDA 6.3) – no Brasil o IQA é o instituto homologado para aplicação desse treinamento.

Os Treinamentos ID 415 e ID 417 substituem o resultado de reprova ou não realização do quiz da VDA.

ID 415: Ferramentas para Gestão da Qualidade: (5 dias)
Esse é um treinamento básico inicial para quem não conhece as ferramentas da qualidade com o intuito de ensinar a sua utilização e aplicação dentro de uma de auditoria de processo.
OU
ID 417: Ferramentas da Qualidade para Auditores de Processos e Sistemas: (2 dias)
É esperado que o participante já conheça as ferramentas da qualidade para ter um melhor aproveitamento, não é um treinamento básico inicial, ensinará o auditor a tirar melhor proveito das ferramentas dentro de uma auditoria de processo e sistema.

(**) O Participante deve acessar o link, se cadastrar e realizar a prova online referente as ferramentas da qualidade: https://vdaqmccoretools.blinkit.de/start/Z5AGE27t9TNZbza6Q

deverá clicar em: Create new account > informar o nome completo e e-mail > o participante receberá um e-mail de confirmação > confirme e crie uma senha e abrirá um termo de aceite (leia tudo até o fim) > após o aceite siga as orientações.

Leia com atenção as questões, o participante terá apenas uma chance de responder o questionário.

3. Comprovação de conclusão de um treinamento de qualificação de auditor de três dias com base na DIN EN ISO 19011 ou formação em auditor para ISO9001, ISO14001, ISO45001 ou IATF16949. (certificado de formação de Auditor).

4. Comprovação de auditorias realizadas nos últimos 2 (dois) anos, qualquer auditoria interna é válida desde que preenchida e assinada pelo auditor e auditado com data de realização. (auditoria interna)

5. No mínimo 5 (cinco) anos de experiência na indústria
, de preferência no setor automotivo, dos quais no mínimo 2 na GQ (Gestão da Qualidade) comprovado através de declaração do RH ou contrato de prestação de serviço – modelo anexo (*)
(*) Tempo de trabalho como estagiário. durante o curso de bacharelado acadêmico ou de mestrado não podem ser contados para a experiência profissional para realização do exame.

6. Foto do documento (RG ou CNH)