Presidente do Inmetro apresenta realizações do Instituto no 8º Fórum IQA da Qualidade Automotiva

Marcos Heleno Guerson dissertou sobre os desafios e a importância da união com o setor produtivo para regulamentações assertivas

Grandes nomes do setor automotivo estiveram reunidos para o 8º Fórum IQA da Qualidade Automotiva, no dia 20 de setembro, debatendo sobre sustentabilidade. Encerrando os painéis e palestras, o presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Marcos Heleno Guerson, tratou sobre “Modelo Regulatório, infraestrutura da qualidade e a sustentabilidade no setor automotivo”.

O presidente do Inmetro iniciou sua apresentação trazendo a reflexão de como o conceito de qualidade se modifica ao decorrer dos anos. “Será que nos dias de hoje podemos dizer que um produto tem qualidade se ele confronta a sustentabilidade? Um veículo que há dez anos estava no nível A em termo de eficiência energética, se for reclassificar hoje não é mais A. Quer dizer que o automóvel piorou? Não, o padrão mudou, e é isso que se busca em termos de evolução”.

Guerson definiu o papel do Inmetro além de um agente regulador. “Nós fazemos a regulamentação técnica em função da qualidade, desenvolvendo condições para que o setor produtivo possa prover qualidade”.

O presidente do Inmetro, Marcos Heleno Guerson, participa do 8º Fórum IQA da Qualidade Automotiva

Segundo ele, a atualização do Modelo Regulatório do Inmetro, lançado no começo de 2022, é essencial para que a qualidade seja aumentada gradativamente e que todos setores consigam acompanhar e evoluir em conjunto, sanando as expectativas da sociedade e mercado.

“O que fazemos é organizar regulamentações técnicas voltadas para um fim: desenvolvimento da Infraestrutura da Qualidade e pra isso, está sendo desenvolvida a Política Nacional da Infraestrutura da Qualidade, que envolve a contribuição de diversos organismos e setor produtivo”, enfatizou Guerson.

Em sua conclusão, o presidente do Inmetro explicou onde o Instituto quer chegar. “Queremos ser a caixa de ferramentas para o sistema produtivo, as ferramentas seriam metrológicas, acreditação, normalização, avaliação da conformidade e superação de barreiras técnicas. Para isso, temos que conversar muito com o setor produtivo, para que ele entenda o que o Inmetro faz e nós possamos entender as necessidades dele”, encerrou.

Sobre o 8º Fórum IQA da Qualidade Automotiva

Promovido pelo Instituto da Qualidade Automotiva (IQA), o 8º Fórum IQA da Qualidade Automotiva aconteceu no dia 20 de setembro, no Centro de Convenções Milenium, em São Paulo (SP). Neste ano, o tema abordado pelo Instituto foi “Sustentabilidade ESG e Qualidade Automotiva: Mudanças na Cadeia de Valor e Percepções da Sociedade”.

Durante o evento, foi realizado a premiação do Prêmio da Qualidade IQA, iniciativa do Instituto da Qualidade Automotiva apoiada pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças).

Escrito por
Imprensa IQA