IQA é acreditado para atuar nos ensaios químicos em pilhas e baterias

  • Avaliações são feitas em laboratório próprio do Instituto localizado em Sorocaba (SP), que também testa couro, rodas e ligas metálicas

Com acreditação concedida pela CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação) do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) no início de 2020, o IQA- Instituto da Qualidade Automotiva, passou a realizar ensaios em pilhas e baterias para determinar os limites de metais pesados, de acordo com a resolução Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) nº 401, de 2008. Os testes são realizados no laboratório do Instituto, que está localizado no Parque Tecnológico de Sorocaba (SP).

 

A avaliação feita nesses materiais tem o propósito de identificar a quantidade de substâncias pesadas presentes nestes produtos, identificando aqueles que estão aptos a serem comercializados, assim como os que extrapolam os limites estabelecidos, apresentando perigo para o ambiente quando em contato com a vegetação, o solo e a água, afetando assim toda a população.

 

Segundo Sérgio Kina, gerente de operações do Instituto, “o IQA tem como propósito trazer cada vez mais qualidade para o cliente”. A acreditação da CGCRE habilita o atendimento de demandas que exigem acreditação internacional, uma vez que mantém acordos de reconhecimento mútuo com os principais organismos de acreditação em âmbito global.

 

Para obter a acreditação CGCRE para ensaios em pilhas e baterias, o IQA dobrou a instalação física de seu laboratório, que passou de 85 m² para 170 m². No decorrer de aproximadamente um ano, o Instituto também cumpriu várias etapas: como estudo de viabilidade; desenvolvimento de análises e treinamentos; aquisição de mão de obra; inauguração do espaço ampliado; adequação e documentação para acreditação; e avaliação para extensão do escopo.

 

Além das pilhas e baterias, o laboratório do IQA vem aumentando o seu escopo de atuação, em busca de atender as mais diversas demandas do mercado com a credibilidade que o Instituto possui dentro do setor. Dessa maneira, o Instituto também atua com análise de couro, onde são feitos ensaios para determinar a quantidade de metais presentes no couro ou em seus artefatos.

 

Há também análise das rodas, em que são feitos ensaios para determinar a quantidade de metais pesados em rodas de aço e alumínio para automóveis, comerciais leves e utilitários e caminhão para controle de qualidade e validação de processos; e o de análise das ligas metálicas, onde são realizados ensaios para identificação/controle de qualidade de ligas, como peças metálicas ou sucatas.

 

Além disso, o laboratório do IQA atua também com os ensaios de ARLA32, líquido de freio, líquido de arrefecimento e álcool. “O laboratório foi aberto em 2016 e desde então estamos trabalhando para que ele seja uma referência em ensaios químicos para o setor automotivo”, declarou Sergio.

 

Com 26 anos de atuação na indústria automotiva, o IQA tem como pilar a busca por uma melhoria contínua da qualidade no setor, visando o cliente, se tornando uma referência em todos os ramos da cadeia.

 

Interessados em obter mais informações sobre os produtos ensaiados podem contatar o IQA por meio do telefone / WhatsApp Business (11) 3181-9181 ou e-mail negocios@iqa.org.br.

Escrito por
Imprensa IQA