Cresce busca pelo reconhecimento do Instituto da Qualidade Automotiva que impulsiona carreiras, promove credibilidade e aumenta a confiança dos clientes no atendimento
No dinâmico e competitivo setor automotivo, a busca por melhoria contínua e qualificação é um motor essencial para que os profissionais se destaquem em suas carreiras. Com o objetivo de melhorar sua posição no mercado de trabalho, Thiely Gomes Coimbra, 36 anos, vendedora em uma distribuidora de autopeças em Pouso Alegre, Minas Gerais, decidiu buscar a Certificação de Vendedores de Autopeças do IQA – Instituto da Qualidade Automotiva.
Segundo a balconista, a ideia de buscar a certificação não se restringiu apenas em valorizar seu currículo, mas também representou uma oportunidade de aprimorar suas habilidades e conquistar ainda mais a confiança de seus clientes. A decisão também foi motivada pela necessidade de se manter atualizada em um mercado em constante evolução.
Thiely explica que o impacto dessa escolha foi significativo em sua rotina, permitindo que oferecesse soluções mais personalizadas aos consumidores. “A certificação me influenciou a buscar cada vez mais conhecimentos na área, permitindo transmitir mais segurança aos clientes. Com mais conhecimento, com certeza, as vendas aumentaram, pois conhecer bem o que se está vendendo ajuda muito no fechamento dos negócios”, afirma a vendedora que possui mais de 15 anos de experiência na área.
Para Alecsandro Feitosa da Silva, 40 anos, com seis anos de experiência em vendas de autopeças em Guarulhos, em São Paulo, a certificação o incentivou a investir mais nos estudos e teve um impacto direto em sua confiança. “Aumentou minha autoestima. Consegui mostrar aos meus clientes que não sou apenas mais um vendedor, mas sim um profissional certificado e reconhecido”.
Ambos os vendedores fazer parte do quadro de profissionais da G&B Distribuidoras de Autopeças que se certificaram pelo IQA. Segundo Rosana Aletheia, diretora comercial da empresa, a organização tem incentivado seus colaboradores e clientes a buscarem a certificação. Para ela, esse movimento gerou um engajamento positivo no mercado, promovendo uma rede de profissionais qualificados. “O conhecimento e a credibilidade proporcionados por essa certificação impactam diretamente na qualidade de nosso atendimento e no valor que entregamos ao cliente. É um investimento que reflete um serviço diferenciado, que acompanha as exigências do mercado automotivo”.
Busca pela certificação
A procura pela Certificação de Vendedores de Autopeças do IQA, desenvolvida com o apoio institucional do Sindicato do Comércio Varejista de Peças e Acessórios para Veículos (Sincopeças), mostra um interesse crescente dos profissionais em obter uma certificação reconhecida em todo o Brasil, que valide seus conhecimentos e competências técnicas.
A maioria dos candidatos certificados é do sexo masculino, com idade média de 32 anos e segundo grau completo. A região Sudeste se destaca, seguida pelo Nordeste. Entre os principais critérios que os profissionais consideram ao escolher a certificação, estão a obtenção de diferencial no currículo que demonstre ao mercado de trabalho suas habilidades e a preparação para os desafios do setor.
Sergio Fabiano, gerente de serviços automotivos do Instituto da Qualidade Automotiva, explica que, para se certificar, os candidatos devem realizar uma prova online com 50 questões baseadas na norma ABNT que define os requisitos para a qualificação de vendedores de peças e acessórios para veículos, abordando conhecimentos em áreas como estrutura de veículos, uso de catálogos de peças, compatibilidade de componentes, informática básica, processos de garantia, atendimento ao cliente e aspectos ambientais relacionados ao descarte e reciclagem.
De acordo com Fabiano, a certificação tem validade de três anos, e para renová-la, é necessário realizar um novo exame. “Exigimos essa revalidação porque o mercado de autopeças está em constante mudança, impulsionado pelo avanço das tecnologias”. E complementou: “certificar-se é uma forma eficaz de se manter sempre atualizado, agregar um diferencial à carreira, avaliar seu conhecimento e identificar áreas para aprimoramento, pois tudo que não se mede não se melhora”.
Investimento na carreira
Com um custo de R$ 150,00, a Certificação de Vendedores de Autopeças é uma oportunidade para profissionais que atuam nas áreas de reparação automotiva ou atendimento no comércio de autopeças, desde que tenham pelo menos dois anos de experiência ou possuam um treinamento técnico específico.