LGBTQIAPN+: Inclusão e diversidade estão ligadas às práticas de ESG e são essenciais para o sucesso das organizações do setor automotivo

Instituto da Qualidade Automotiva realiza evento em alusão ao mês de visibilidade LGBTQIAPN+ e aborda a importância da igualdade de oportunidades para o desenvolvimento sustentável do setor

 

Inclusão e diversidade foram temas debatidos durante evento realizado pelo IQA – Instituto da Qualidade Automotiva, em homenagem ao mês de visibilidade e ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+ celebrado nesta quarta-feira (28.06). O encontro, que reuniu colaboradores, abriu espaço a reflexões sobre a importância de criar ambientes corporativos inclusivos, onde pessoas, independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero, se sintam respeitadas e valorizadas.

O superintendente do IQA, Alexandre Xavier, afirmou que o compromisso em fomentar a igualdade de oportunidades e o respeito à diversidade transcende a responsabilidade social individual e tornou-se um elemento fundamental para o desenvolvimento sustentável das organizações. “As empresas precisam estar atualizadas e acompanhar as mudanças que ocorrem na sociedade. A inclusão e a diversidade são questões ligadas às práticas de ESG, desempenhando um papel fundamental no sucesso das organizações”, afirmou Xavier.

A mesma visão foi compartilhada por Guilherme Nascimento, especialista em diversidade e inclusão na Volkswagen do Brasil, que também participou do evento. Ele defendeu que a indústria automotiva nacional enfrenta uma série de desafios em relação à pluralidade de pessoas. Muitas empresas do setor ainda não entenderam sobre a importância de promover um debate abrangente sobre a inclusão de grupos historicamente excluídos.

“Isso não se limita apenas à causa LGBTQIAPN+, mas também abarca questões como machismo, racismo, capacitismo, intolerância religiosa, entre outras. Os agentes de influência, como o IQA, e as lideranças na cadeia de valor automotiva, precisam enfatizar essas pautas e garantir que sejam incorporadas em suas práticas e políticas”, completou Nascimento.

 

IQA D&I

Em 2022, o Instituto da Qualidade Automotiva deu início ao projeto IQA D&I, sigla para diversidade e inclusão, cujo objetivo é garantir uma política de gestão de pessoas mais inclusiva na entidade e ações para conscientizar os seus colaboradores e fornecedores. Antes disso, o IQA já havia dado um passo importante pela equidade e tornou-se a primeira entidade do setor automotivo a assinar os Princípios de Empoderamento da Mulher da ONU Mulheres, demonstrando o seu comprometimento com a ampliação da participação feminina nesse setor.

Alexandre Xavier explica que a instituição vai continuar desenvolvendo iniciativas para promover a igualdade de oportunidades para os grupos minoritários. “Vamos mostrar para o setor automotivo o papel que a qualidade tem dentro deste contexto da diversidade e inclusão.”, afirmou o superintendente.

“Essas iniciativas internas estão perfeitamente alinhadas com tudo aquilo que apoiamos as empresas do setor a realizarem por meio do IQA DS, uma área do Instituto da Qualidade Automotiva que oferece soluções para auxiliar organizações de todos os tamanhos no aprimoramento sustentável nos âmbitos social, ambiental e de governança. Afinal, não faria sentido oferecermos para o setor algo que não aplicamos internamente.”, completou.

 

Momento de troca

Durnte o evento, foram promovidas apresentações realizadas pelos colaboradores do IQA, com o objetivo de esclarecer aos participantes a origem e o significado do Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+. Além disso, foram abordados os significados de cada letra presente na sigla, visando proporcionar um entendimento mais inclusivo.

Alguns dos presentes aproveitaram a oportunidade para compartilhar suas histórias pessoais e experiências enquanto membros da comunidade LGBTQIAPN+ e amigos ou familiares de pessoas pertencentes ao grupo.

 

Saiu na mídia

Terra

Folha de Vitória

Gazeta Web

Bahia Revista

Fórum de Sustentabilidade

Jornal Integração

Portal ABC

Revista Livre

 

 

 

Escrito por
Imprensa IQA