Segundo painel do 8º Fórum IQA da Qualidade Automotiva abordou métricas e relatórios

Segundo painel do 8º Fórum IQA da Qualidade Automotiva, destaca como métricas e relatórios ESG podem ajudar a melhorar os resultados

O segundo painel do 8º Fórum IQA da Qualidade Automotiva, realizado pelo Instituto da Qualidade Automotiva (IQA), no dia 20 de setembro, debateu o tema “Métricas e relatórios de resultados: exemplos práticos de report para investidores, financeiras e outros”. A roda de conversa, que contou com a mediação do presidente do Conselho da SAE BRASIL e SAE4 Mobility, de Camilo Adas, abordou como a agenda ESG (sigla para ambiental, social e governança) pode ser aplicada nas empresas do segmento automotivo e como as métricas são aliadas para melhorar os resultados.

ESG é um conjunto de boas práticas relacionadas às áreas do meio ambiente, sustentabilidade e governança corporativa que indicam o comprometimento e responsabilidade das empresas com essas pautas. A agenda ESG é baseada nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), documento que contém 17 objetivos e 169 metas que visam a construção de um mundo mais desenvolvido e sustentável até o ano de 2030.

Painelistas discutem as Métricas e relatórios de resultados – exemplos práticos de report para investidores, financeiras e outros

De acordo com Carlos Lacava, gerente da diretoria de engenharia e qualidade ambiental da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), a pauta ESG tem ganhado maior dimensão nos últimos tempos. “Não tem como fugir dessa agenda enquanto empresas e cidadãos. O grande desafio é ter uma visão mais holística desses três eixos (ambiental, social e governança) para cada ação e frente de negócio”.

O diretor da Fundação Toyota, Otacílio do Nascimento, explicou que as práticas ESG fazem parte de todos os setores da multinacional. “A agenda ESG é responsabilidade de todos os funcionários da empresa, desde o porteiro até a rede de concessionárias, fornecedores, entre outras parcerias, para que assim tenhamos um plano concreto de iniciativas, responsabilidades e indicadores para saber como podemos avançar”, afirma.

Sobre o 8º Fórum IQA da Qualidade Automotiva

Promovido pelo Instituto da Qualidade Automotiva (IQA), o 8º Fórum IQA da Qualidade Automotiva aconteceu no dia 20 de setembro, no Centro de Convenções Milenium, em São Paulo (SP). Neste ano, o tema abordado pelo Instituto foi “Sustentabilidade ESG e Qualidade Automotiva: Mudanças na Cadeia de Valor e Percepções da Sociedade”.

Durante o evento, foi realizado a premiação do Prêmio da Qualidade IQA, iniciativa do Instituto da Qualidade Automotiva apoiada pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças).