IQA lança sexta edição do manual VDA 2

Publicações

Publicações 

  • Nova edição enfatiza padronização da metodologia PPA para melhorar a cooperação entre fornecedores e clientes
  • Detalhamento dos requisitos para softwares
  • Alinhamento com os requisitos do PPAP AIAG

São Paulo, 24 de agosto de 2020 – O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva lança a 6ª Edição do Manual VDA 2 – Garantia da Qualidade de Fornecimentos – Aprovação do Processo de Produção e Liberação do Produto (PPA), que traz diversas novidades em relação à edição anterior.

Em destaque, maior padronização da metodologia PPA, a fim de melhorar a cooperação entre fornecedor e cliente. “No contexto de harmonização dos processos de aprovação de peças e digitalização dos negócios, um processo uniforme de PPA tornou-se uma tarefa central na gestão da qualidade”, afirma Sergio Kina, gerente de Operações do IQA.

Além disso, a nova edição traz novidades como a inclusão do tópico para a aprovação de software, alteração dos níveis de liberação, redução dos documentos a serem submetidos por uma autoavaliação da organização, procedimento PPA e evidências para aprovação interna e externa, garantia da responsabilidade da organização em relação à criação de todos os documentos aplicáveis, verificação do processo PPA englobando o procedimento PPAP do AIAG, e a eliminação dos níveis de submissão, para que as expectativas individuais dos clientes possam ser mais relevantes.

“Com tantas novidades, a sexta edição do Manual VDA 2 se torna imprescindível para as indústrias do setor automotivo interessadas em manter o fornecimento adequado para as montadoras de origem alemã, assim como àquelas que têm intenção de se tornarem fornecedoras”, afirma Kina, ao comentar que a padronização nos procedimentos de aprovação contida no novo manual promoverá na cadeiade suprimentos, uma parceria significante de cooperação, que resulta na redução de perdas por atrito nas interfaces entre organização e cliente.

VDA 2 
Antes do início da produção em série, os fornecedores devem demonstrar internamente e para os clientes que seu produto e os processos associados atendem a todos os requisitos da qualidade necessários. Esse método é chamado de “aprovação do processo de produção e liberação do produto (PPA) e é descrito no manual VDA 2 “Garantia da Qualidade dos Fornecimentos”.

Ao implementar um processo padronizado para aprovação do processo de produção e liberação do produto na cadeia de suprimentos, as perdas por atrito nas interfaces entre fornecedores e clientes devem ser minimizadas por meio de uma colaboração baseada em parceria.

Treinamentos VDA 
O IQA, como provedor oficial de treinamentos e publicações VDA no Brasil, já ministra diversos cursos VDA e em breve lançará o treinamento oficial da sexta edição do Manual VDA2.

Escrito por
Imprensa IQA