IQA lança nova edição do manual VDA 6.5

Publicações

Publicações 

  • A terceira edição está agora adequada à nova versão do IATF 16949, e substitui a anterior

São Paulo, 17 de setembro de 2020 – O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva, organismo de certificação e provedor oficial da VDA no Brasil, lança a 3ª Edição do Manual VDA 6.5 – Auditoria do Produto, que substitui a antiga edição, publicada em 2008.

O novo conteúdo sobre Auditoria do Produto traz como principal novidade adequação às normas IATF 16949. “A edição anterior ainda estava referenciada pela ISO/TS”, explica Sergio Kina, gerente de Operações do IQA.

Kina explica ainda que, com base na experiência adquirida durante a introdução dos requisitos do IATF, a diferenciação entre os termos ‘auditoria de produto’ e ‘inspeção de layout’ permite diversas interpretações. “Este volume fornece uma recomendação para melhor entendimento”, comenta Kina.

Baseada nos requisitos atualizados da ISO 19011 ‘Diretrizes para auditoria de sistemas de gestão’, a nova edição descreve o procedimento para planejar e executar auditorias de produto, considerando o aumento da digitalização de processos e o uso de softwares na produção, fatores que têm determinado cada vez mais as inovações dos produtos automotivos.

“A auditoria de produto também pode refletir a qualidade das inovações e novas soluções, especialmente com novas opções de produtos”, explica Kina, ao comentar que ao realizar auditorias de produto nas fases iniciais de desenvolvimento, é possível obter informações sobre até que ponto a qualidade do produto atende às expectativas do cliente. “Na fase de série, o resultado da auditoria de produto finalmente mostra a situação da qualidade  e suas tendências ou pontos fracos, o que o torna um sensor adequado do sistema de gestão da qualidade”, diz.

O IQA, como provedor oficial da VDA no Brasil para distribuição de Manuais e Treinamentos, oferece esse conteúdo com certificação internacional podendo assim cumprir com os requisitos das principais montadoras alemãs. Os treinamentos oficiais VDA ministrados pelo IQA sempre acompanham as atualizações dos manuais.

Manual VDA 6.5 
A auditoria de produto é parte integrante do sistema de gestão da qualidade na indústria automotiva há muitos anos e também é uma ferramenta indispensável devido ao foco no cliente. A auditoria do produto verifica, por exemplo, produtos acabados ou peças individuais embaladas como amostras aleatórias para garantir que atendam aos requisitos da qualidade.

O padrão VDA 6.5 é uma diretriz imprescindível para a realização de auditorias de produto e permite que empresas do setor automotivo desenvolvam um sistema de auditorias adaptado aos seus próprios produtos. A base para isso é a estrutura do programa de auditoria e o plano de uma auditoria de produto. Em uma auditoria baseada na VDA 6.5, possíveis pontos de não conformidades devem ser identificados e melhorias a esses produtos devem ser derivadas.

Isso torna o VDA 6.5 uma ferramenta eficiente para o desenvolvimento da qualidade dos produtos de uma empresa. A avaliação da qualidade do produto sob a perspectiva do cliente é uma base valiosa para aumentar a satisfação como um todo. Somente as empresas que inspiram os clientes com seus produtos, e assim alcançam alta lealdade, são realmente bem-sucedidas.

 

Escrito por
Imprensa IQA