Instituto do Setor Automotivo lança área de atuação focada em Agenda ESG

 

Evento nesta quinta-feira (30.03), em São Paulo, marca o lançamento do programa IQA DS – Desenvolvimento Sustentável para Mobilidade, que disponibilizará matriz de soluções em sustentabilidade a todas as organizações do setor automotivo brasileiro

 

Após mapear as principais dificuldades de implantação de sustentabilidade e Agenda ESG junto a 97 organizações, e iniciar projetos piloto de implementação de matriz de materialidade, relatório de sustentabilidade (Agenda ESG), Escola Social de Manufatura e Qualidade e certificação selo verde junto a players do segmento, o IQA – Instituto da Qualidade Automotiva lança oficialmente na próxima quinta-feira (30.03), em São Paulo, uma área de atuação exclusivamente voltada a atender este segmento, composto por mais de 800 mil empresas, entre montadoras, fabricantes, oficinas mecânicas, concessionárias, comércios, locadoras de veículos, dentre outros nichos.

O IQA DS, sigla símbolo de Desenvolvimento Sustentável para Mobilidade, passa a ser uma área especializada do Instituto, que por sua vez é focado no atendimento a um dos mais importantes segmentos industriais do país. Estima-se que o setor automotivo é responsável por 2,5% do PIB, pela geração de 1,2 milhões empregos diretos e indiretos por ano, e pela movimentação anual de R$ 281 bilhões na economia, de acordo com dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

O estudo junto às principais organizações do setor automotivo brasileiro mostrou que entre as principais dificuldades do segmento para a implantação de uma agenda de sustentabilidade eficaz estão a falta de ferramentas e recursos para medir o desempenho e elaborar o relatório ESG, a carência de conhecimento sobre o que são as práticas de sustentabilidade e como sua implantação prática pode beneficiar os envolvidos na cadeia automotiva.

Projeto pioneiro no Brasil, o IQA DS tem o objetivo de contribuir com o setor na implementação de ações sustentáveis que visam reduzir o impacto no meio ambiente, ao mesmo tempo em que promove questões sociais, como exemplo a diversidade e inclusão, e garante gestões corporativas mais responsáveis. A expectativa, a curto prazo, é disseminar e atender as necessidades de mais de 4.000 montadoras, fabricantes de autopeças e concessionárias.

Mais nova iniciativa do Instituto da Qualidade Automotiva, o IQA DS vai disponibilizar  soluções inovadoras para atender as necessidades das organizações da indústria automotiva na adoção de boas práticas ambientais, sociais e de governança. A área atenderá as diferentes organizações do setor, sejam elas de grande, médio ou pequeno porte, para oferecer soluções inovadoras que supram as dores do mercado de forma a incluir as ações ESG em seus processos.

“As práticas ESG são essenciais para os negócios que buscam expansão, reconhecimento no mercado e melhoria na sua relação com seus stakeholders”, explica o superintendente do Instituto, Alexandre Xavier. “O IQA vai apoiar a empresa em toda jornada ESG, desde a identificação de questões internas, qualificação para implementar estratégias e mitigar os riscos até a elaboração do relatório e mensuração dos resultados”, destaca.

Primeiros projetos

O projeto piloto do IQA DS foi realizado com a Hyundai, primeira empresa a testar a aplicação do Guia para a Materialidade da Matriz e elaboração do relatório ESG através da plataforma. Com isso, a partir de agora, a multinacional sul-coreana orientará que todos os seus fornecedores reportem suas políticas e o desempenho de sustentabilidade no sistema, otimizando a sua gestão ESG de forma prática e atualizada, sem perder qualidade e veracidade da informação, garantindo assim a gestão de todos os fornecedores de forma prática e sistêmica.

Na área social, o Instituto da Qualidade Automotiva em parceria com a ElringKlinger inaugurou a Escola de Manufatura e Qualidade, iniciativa que oferece capacitação profissional para atuação no mercado de trabalho, principalmente em fábricas e montadoras da indústria automotiva e terá um mapa de aderência aos ODS, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Já a Certificação Selo Verde, realizada em parceria com a Zurich, certifica oficinas mecânicas credenciadas a seguradora que aderem às melhores práticas sustentáveis nos serviços de reparos automotivos, avaliando itens como a destinação correta de resíduos, consumo consciente de água e energia elétrica, assim como o bem-estar dos funcionários.

Para apoiar o setor automotivo na adoção das práticas ESG, o IQA fez a adesão a acordos nacionais e internacionais para ampliar sua expertise e competência em relação às áreas de sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa. Em 2023, aderiu ao Acordo Ambiental de São Paulo da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), e tornou-se signatário do Pacto Global da ONU, e se juntou a um compromisso universal firmado entre 19 mil membros de 160 países para transformar o mundo e impulsionar o desenvolvimento sustentável dos países até 2030.

 

Aviso de Pauta

Evento: Lançamento do IQA Desenvolvimento para Mobilidade

Data: 30.03.2023

Horário: 10h

Local: R. Nicolau Barreto, 643 – Vila Cordeiro, São Paulo (SP)

Confirmar presença: imprensa@iqa.org.br ou pelo WhatsApp (11) 96367-2204

Escrito por
Imprensa IQA