Instituto da Qualidade oferece certificação de software exclusiva para o setor automotivo

Certificado emitido pelo IQA reconhece a excelência na qualidade de programas operacionais utilizados diariamente por organizações do mercado automotivo

 

As empresas de pequeno e médio porte que operam no mercado automotivo agora têm a oportunidade de obter a certificação de software do IQA – Instituto da Qualidade Automotiva. O certificado reconhece a excelência no processo de desenvolvimento de programas operacionais utilizados diariamente por organizações do setor, incluindo sistemas de gestão de oficinas, gestão de garantias, gestão de auditorias internas e outras atividades relacionadas.

A certificação é fundamentada na norma técnica ABNT ISO/IEC 29110-4-1:2020, desenvolvida para aprimorar a eficiência do desenvolvimento de software em micro organizações. Além disso, também inclui a verificação da conformidade da empresa nos requisitos exigidos pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

A certificação abrange uma análise detalhada dos diversos aspectos do processo de desenvolvimento de software da empresa. Isso inclui a avaliação do desenvolvimento, plano de negócios, registros, política de segurança, controle de acesso, sistemas de autenticação, criptografia, sistema de backup, medidas de prevenção de incidentes, proteção de dados, política de privacidade, sistema de infraestrutura, entre outros.

A certificação é um reconhecimento do compromisso das micro organizações com a qualidade e comprova que se trabalham com processos que atendem a padrões reconhecidos, garantindo funcionalidade e desempenho de excelência. Além disso, também reforça o comprometimento da empresa com a segurança da informação e com um suporte técnico adequado e confiável.

“O principal objetivo é assegurar que o processo certificado atenda às exigências de construção e aplicabilidade de forma consistente”, explica Sergio Fabiano, gerente de serviços automotivos do IQA. “É importante ressaltar ainda que é uma certificação exclusiva do mercado emitida por uma instituição com o foco no setor automotivo, ou seja, conhecemos as necessidades das empresas e de seus clientes”, completa.

 

Requisitos para a certificação

Para obter a certificação de software do Instituto da Qualidade Automotiva, a empresa deve cumprir os requisitos estabelecidos pela norma ABNT ISO/IEC 29110-4-1:2020. Sendo uma certificação voluntária, com validade de 36 meses.

Após esse período, é necessário realizar uma nova avaliação. Isso porque a certificação acompanha as evoluções trazidas pela Indústria 4.0 e valida as práticas mais modernas do setor automotivo, garantindo que as empresas estejam alinhadas com as últimas tendências e avanços tecnológicos.

 

Escrito por
Imprensa IQA