Requisitos necessários para certificação de autopeças

Certificação

São Paulo, julho de 2013 – O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva, organismo de certificação acreditado pela CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro) especializado no setor automotivo, criado e dirigido por Anfavea, Sindipeças, Sindirepa e outras entidades do setor, alerta aos fabricantes de autopeças que precisam se enquadrar nas portarias Inmetro para certificação compulsória de produtos da necessidade da implementação de um sistema de gestão da qualidade, baseado na norma ISO 9001.

“Esta exigência faz todo sentido, uma vez que não é possível certificar uma autopeça sem que ela passe por um processo produtivo padronizado e controlado, para garantir seu padrão da qualidade do produto”, afirma Sergio Kina, gerente técnico do IQA.

O gerente do IQA comenta que muitas indústrias desconhecem essa exigência e por isso muitos processos demoram mais do que esperado. No entanto, Kina enxerga uma oportunidade para a indústria nacional. “Esta é uma excelente oportunidade para a empresa investir em um sistema de gestão da qualidade certificado, que significa atender aos requisitos do Inmetro e aumentar seu nível de competência através de uma organização mais eficaz.”, diz.

Kina comenta que este tipo de atitude traz muitas vantagens para a sociedade, para o consumidor e para a indústria, pois certificar o sistema de gestão da qualidade é uma garantia a mais de que o processo, como um todo, funciona como um relógio aferido, pois periodicamente passa por auditorias de acompanhamento para conferir a conformidade.

Agilidade – Assim, na hora de contratar a certificação do produto, o IQA recomenda também certificar o sistema de gestão da qualidade, pois ao realizar ambas certificações, a indústria ganha em tempo. Isso porque na maior parte dos processos de certificação do produto, a empresa passa inevitavelmente por uma auditoria no sistema de gestão da qualidade que, se for devidamente certificado, é apenas documental. Do contrário, existe todo um procedimento a ser realizado, exigindo a realização de auditorias periódicas.

“Se ambas certificações forem realizadas com o IQA, o processo de certificação do produto fica mais ágil ainda, pois é possível alinhar os procedimentos de auditoria de uma só vez, em prazos pré-estabelecidos e com condições especiais”, revela Alexandre Xavier, gerente de Novos Negócios do IQA.

Solicite agora mesmo uma proposta sem compromisso acessando  www.iqa.org.br entre em: Certificação – Certificação de Sistemas – Solicitação de Proposta preencha os campos obrigatórios e a Norma Aplicável que em breve lhe enviaremos uma proposta detalhada.

Mais informações sobre | Certificação de Sistemas | 11 5091 4545 ou iqa@iqa.org.br

Escrito por
Imprensa IQA