9º Fórum IQA abordará novos modelos de negócios e o papel da qualidade automotiva no Brasil

Evento acontece no dia 17 de outubro, em São Paulo, com a presença de referências do setor automotivo para debater as macrotendências que impactam a qualidade no setor automotivo

 

“Novos Modelos de Negócios: o Papel da Qualidade Automotiva no Brasil” é o tema do 9º Fórum IQA da Qualidade Automotiva. Esta edição do evento, idealizado pelo Instituto da Qualidade Automotiva, acontecerá no próximo dia 17 de outubro, em São Paulo (SP). Neste ano, a proposta é debater como a qualidade e seus profissionais devem atuar como uma ferramenta essencial de apoio para os novos modelos de negócio que têm impactado o setor automotivo e o consumidor final.

“As mudanças na sociedade e no perfil do consumidor têm levado a uma mudança nos modelos de negócio, afetando as organizações do setor automotivo, desde montadoras e fabricantes até concessionárias e oficinas mecânicas”, explica o diretor-presidente do IQA, Claudio Moyses. “Qual é o papel da qualidade face a esses novos modelos de negócio? É isso que descobriremos nesta edição”, acrescentou.

O encontro reunirá autoridades do segmento que participarão de painéis e palestras envolvendo a temática central. Entre os destaques, estão Márcio Brito, presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), e o superintendente do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IPEM-SP), Marcos Heleno Guerson.

O Fórum também contará com a presença de representantes de entidades do setor, como o presidente do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), Claudio Sahad; o vice-presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Marco Saltini; e o diretor-executivo da Federação Nacional Distribuição Veículos Automotores (Fenabrave), Marcelo Franciulli.

“Serão três painéis e duas palestras ministradas por convidados que são verdadeiras autoridades nos temas que irão abordar, oferecendo insights valiosos para o setor automotivo sobre o papel estratégico da qualidade no contexto de forte transformação que envolvem novos modelos de negócios automotivos, tais como assinatura, compartilhamento, concessionárias digitais, comércio eletrônico”, explica o superintendente do IQA, Alexandre Xavier.

O 9º Fórum da Qualidade Automotiva, idealizado pelo IQA, conta com o patrocínio ouro da empresa ElringKlinger, patrocínio prata da Umicore Brasil, patrocínio bronze da Bosch e apoio institucional da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), Rede Metrológica do Estado de São Paulo (Remesp), Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba (Simespi) e o do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo (Sindirepa SP).

O evento será realizado no dia 17 de outubro, a partir das 8h, no Centro Cultural FIESP, na Avenida Paulista, em São Paulo (SP). Na ocasião, também será realizada a cerimônia de premiação da 3ª edição do Prêmio IQA da Qualidade Automotiva, que premiará os melhores projetos de em três categorias. As inscrições para participação no evento estão disponíveis no site.

Confira a programação do evento:

08h – Recepção, credenciamento e welcome coffee

09h – Abertura

• Cláudio Moyses, diretor-presidente do IQA
• Claudio Sahad, presidente do Sindipeças
• Marco Saltini, vice-presidente da Anfavea

09h30 – Painel – Os Desafios da Qualidade para Transformação Digital nos Novos Modelos de Negócios Automotivos

• Fernando Cusin, diretor da Qualidade da IVECO
• Leimar Mafort, gerente de engenharia da Robert Bosch
• Gustavo Mwosa, presidente da Paranoá
• Gisele Tonello, gerente de Planejamento, Produto, BI & Automação da General Motors
• Bruno Neri, diretor-executivo do IQA (mediador)

10h30 – Palestra – O Consumidor Brasileiro e sua Percepção (e Demandas) em Qualidade nos Novos Modelos de Negócio do Setor Automotivo

• Ricardo Roa, sócio líder do segmento automotivo da KPMG

11h – Painel – Soluções em Qualidade para Melhoria da Competitividade no Comércio Eletrônico (Veículos, Peças, Serviços)

• Marcos Heleno Guerson, superintendente do IPEM-SP
• Marcio Kumruian, fundador do Netshoes e do Peçaí
• Sergio Santos, sócio-diretor da SR Motors
• Alfredo Bastos, diretor de Marketing da MTE-THOMSON
• Marcelo Gabriel, diretor-executivo da Aliança do Aftermaket Automotivo Brasil (mediador)

12h – Almoço

Painel – Venda e Serviços para Veículos Elétricos/Híbridos e Digitalização das Concessionárias: Desafios Atuais e Futuros em Qualidade

• Henrique Araújo, diretor de Relações Institucionais e Governamentais na Volkswagen do Brasil
• Vinicius Ramires, sócio-diretor da Toyota Ramires Motors
• Sérgio Ricardo Fabiano, gerente de Serviços Automotivos do IQA
• João Paulo Merlin, superintendente de Negócios Automóveis da Zurich
• Marcelo Franciulli, diretor-executivo da Fenabrave (mediador)

14h15 – Palestra – A Infraestrutura da Qualidade para Novos Modelos de Negócios, Economia Circular e Mercado de Carbono no Brasil – e a Relação com Setor Automotivo

• Adriano Mendonça, coordenador-geral de Articulação Institucional do Inmetro

15h – Cerimônia do Prêmio IQA da Qualidade Automotiva 2023

16h30 – Encerramento

 

Fonte: Assessoria de Imprensa IQA

 

Saiu na mídia

Oficina Brasil

Mais Automotive 

Move News

Mecânica Online

 

 

Escrito por
Imprensa IQA