Segurança das peças eletrônicas é foco do IQA em novo Manual e Treinamento

• Profissionais da qualidade e de desenvolvimento da indústria automotiva são público alvo do novo Treinamento e Manual VDA EOS

A presença de componentes eletrônicos em automóveis está cada vez mais constante e a tendência é que continue aumentando. Mesmo com os altos padrões de qualidade seguidos na cadeia de suprimentos, danos elétricos e problemas podem surgir durante a produção ou no uso dos clientes.

Grande parte destas falhas se dá devido à sobrecarga elétrica (EOS) que esses componentes eletrônicos sofrem. A falha ocorre quando, por exemplo, uma parte eletrônica é exposta a uma voltagem maior do que aguenta, e se tornou cada vez mais comum devido a maior integração desses componentes nos aparelhos eletrônicos. Como algumas partes operam em alta voltagem e outras em baixa, uma sobre carga elétrica pode ocorrer quando ambas entram em contato.

O novo Manual VDA EOS fornece uma orientação sobre como lidar com danos que exibem características de sobrecarga elétrica ao longo da cadeia de suprimentos. Fornece especialmente uma abordagem geral para tais danos e orientação para localizar a causa raiz com o uso de exemplos.

O VDA EOS se torna ainda mais importante com a chegada dos veículos autônomos, uma vez que possuem mais componentes eletrônicos, a ideia é conseguir verificar o que causa esses problemas, como corrigi-los e então corrigir para evitar que se repitam.

O foco do Manual e do treinamento é ajudar a identificar a origem dessas falhas, esclarecer suas diferenças, discutir como resolver esses problemas, que muitas vezes são mais complexos do que aparentam, além de mostrar quais são as falhas mais comuns.

O treinamento é focado em profissionais da indústria e pode ser feito de forma online com duração de 1 dia.

Para adquirir o Manual VDA EOS basta acessar o link: https://loja.iqa.org.br/produtos/vda-eos-pre-venda/

O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva é uma organização sem fins lucrativos de desenvolvimento e disseminação da Qualidade no Setor da Mobilidade, com objetivo de proporcionar mais segurança ao consumidor, a partir de produtos, sistemas e pessoas com qualidade assegurada através de certificações compulsórias ou voluntárias.

Criado em 1995 por entidades do setor e do governo, o IQA oferece soluções que fomentam a Qualidade além da certificação, como treinamentos presenciais e online, conteúdo técnico em publicações/estudos técnicos, inspeções e ensaios de laboratório, com uma cultura de inovação e proximidade às necessidades das organizações e sociedade.

É representante de órgãos internacionais e acreditado pela CGCRE – Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (www.inmetro.gov.br) como organismo de certificação. Acesse o site www.iqa.org.br.

Eduardo Motta

E-mail: imprensa@iqa.org.br