IQA realiza cerimônia do Prêmio da Qualidade 2022

Premiação aconteceu nesta terça-feira (20/9) durante a realização do 8º Fórum da Qualidade Automotiva

O IQA- Instituto da Qualidade Automotiva condecorou no dia 20 de setembro os vencedores do Prêmio da Qualidade IQA 2022, durante o 8º Fórum IQA da Qualidade Automotiva, realizado no Centro de Convenções Milenium, em São Paulo (SP). Na edição deste ano, foram inscritos 55 projetos entre as categorias Qualidade no Processo Produtivo e Qualidade na Inovação e Novas Tecnologias.

“O prêmio nasceu de um sonho e trabalho em conjunto do grupo da Comissão de Qualidade da Anfavea e Sindipeças. Houve persistência. Quase abandonamos a ideia, depois a resgatamos e veio a pandemia. Ver o prêmio acontecer me emociona. Este prêmio tem um propósito que é valorizar pessoas e gerar competitividade para o setor automotivo. Tudo que é feito com propósito dá resultado”, disse o diretor-presidente do IQA, Claudio Moyses, que entregou o troféu ao vencedor da categoria Qualidade na Inovação e Novas Tecnologias.

Antes da revelação dos ganhadores, os trabalhos passaram por duas etapas de avaliação: na primeira, uma banca escolhida pelo IQA avaliou os trabalhos e escolheu os finalistas; depois, aqueles que avançaram foram convidados para realizar uma apresentação oral para uma nova banca, que indicou os três primeiros colocados.

O vencedor em Qualidade no Processo Produtivo foi Aherton Brito, com o trabalho Necessidade de Abertura do 2º Turno na Estamparia, seguido por Caio Barbosa e Fabiana Murassaki Dias Vicari, com os trabalhos Internalização da produção de porta-escovas com zero incidentes de qualidade com os clientes e Aumento da produtividade para eliminar necessidade de turno adicional, respectivamente.

“Motivo de honra representar a Scórpios nesse projeto engajado pelas pessoas lá dentro. Os programas de melhoria de qualidade são motivados pela diretoria. Levar esse prêmio para lá, representando todo o time, é uma grande honra”, discursou Brito.

Já em Qualidade na Inovação e Novas Tecnologias, o primeiro lugar ficou com Fernanda Bencke Liborio, com o projeto Shadow Bright – Inspeção de Defeito de Pintura com uso de Inteligência Artificial.

“Agradeço ao IQA, a todos os apoiadores e patrocinadores a oportunidade de compartilhar esse projeto, que é inovador para indústria automotiva e que dá muito orgulho para nós da GM. Agradeço a General Motors por sempre incentivar a inovação. Por mais que tenha muitos riscos e incertezas, tivemos o apoio da empresa e da liderança para seguir. Vê-lo sendo implementado em outras empresas do setor automotivo é um indicador de sucesso.”, resumiu Liborio.

Guilherme Cabral, com Caderno Digital de Liberação de Máquina (CDLM), e Renata Santos, com Astro 4.0 – Amazonas Smart Troubleshooter, asseguraram o segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Durante a cerimônia, o superintendente do IQA, Alexandre Xavier, quebrou o protocolo ao chamar a gerente comercial e de marketing do Instituto, Marina Nomura, para entregar um dos troféus em seu lugar. Na ocasião, o executivo lembrou das 14 entidades fundadoras do Instituto e se emocionou ao falar da equipe de colaboradores da entidade.

No palco, Marina fez agradecimentos antes de dar continuidade a cerimônia.  “Não é fácil construir o prêmio, engajar as pessoas, mas é prazeroso e gratificante. O projeto não funciona senão houver a participação de todos. Parabéns aos dez finalistas e a equipe que participou desta construção”, discursou.

O presidente do Sindirepa, Antônio Fiola; presidente do Inmetro, Marcos Heleno Guerson; representante da Anfavea, Marco Valadares; a diretora-executiva de gerenciamento de riscos da Seguradora Zurich, Samya Paiva; além do diretor-presidente do IQA, Claudio Moyses, também ajudaram na entrega dos troféus.

O prêmio teve o patrocínio ouro da Seguradora Zurich que, além de apoiar a premiação, já é parceria do IQA no projeto de Certificação Selo Verde, o qual reconhece as oficinas que aderem às melhores práticas sustentáveis nos serviços de reparos automotivos.

Fernanda Bencke Liborio foi a vencedora na categoria Qualidade na Inovação e Novas Tecnologias

Na categoria Qualidade no Processo Produtivo o primeiro lugar ficou com Aherton Brito