Chief Quality Officer – Qualidade para C-Level

Turma indisponível

Modulo 01 – Os Benefícios da Qualidade: de 20/09 à 27/10/2022

Modulo 02 – Gestão da Tecnologia para a Qualidade: de 01/11 à 15/12/2022   

Modulo 03 – Gestão de Pessoas para a Qualidade: de 02/02 à 21/03/2023

 

Descrição Geral do Curso

Um curso que finalmente permitirá a lapidação final do executivo em transformação da indústria automotiva para a mobilidade, exercendo funções na área de qualidade no C-Level. A sensibilidade de ouvir a voz do cliente, interpretá-la corretamente e sensibilizar e, por que não dizer, evangelizar sua própria organização rumo ao customer centric. Desenvolverá habilidades que permitirão que o futuro C-Level da Qualidade navegue firmemente nos vários momentos onde o tripé custo, qualidade e cliente eventualmente se desequilibre.

Público-Alvo

Engenheiros e administradores que possuem experiência corporativa que desejem se preparar para assumir posições C-Level em Qualidade.

 

 

 

Programa de curso

Módulos do Curso

Módulo 1

Disciplina: Os Benefícios da Qualidade

Descrição: Neste módulo, teremos uma visão da importância societal da qualidade através da conceituação da qualidade. O papel do número 1 da qualidade de uma corporação como evangelizador da voz do cliente. Qual deve ser o papel do C-Level em Qualidade quanto aos aspectos ESG – Ambiental, Social e Governança para uma economia que caminha para o conceito circular e de compartilhamento com  seus novos modelos de negócio e novos modais de transporte  A avaliação da conformidade, bem como a legislação e exigência dos clientes serão abordadas. Também teremos exemplos de como integrar o Data Science para este objetivo.

Módulo 2

Disciplina: Gestão da Tecnologia para a Qualidade

Descrição: Veremos como as tecnologias impactam os negócios e consequentemente, a qualidade no futuro dentro da disruptura e transformação digital com veículos elétricos, híbridos e biocombustível. As ferramentas da qualidade deverão ter um papel muito mais sofisticado no desenho do futuro, uma vez que iniciativas com D e P- FMEA, Seis Sigma, Controle Estatístico do Processo, MASP e Qualidade de Projeto, serão impactados pela Indústria 4.0 e a Inteligência Artificial até chegarmos à Qualidade 4.0 propriamente dita, culminando na Sociedade 5.0.

Módulo 3

Disciplina: Gestão de Pessoas para a Qualidade

Descrição: A qualidade assumirá um papel humano mais amplo desde que a Inteligência Artificial já é uma realidade e, portanto, o ser humano deverá ser ainda mais humano. O ser humano frente a manufatura enxuta com ênfase na melhoria contínua. O que a Inteligência Artificial impactara nossa inteligência emocional para uma melhor liderança e como gerenciaremos novos projetos será objeto deste módulo. Trataremos da sensibilidade do executivo da qualidade quanto aos objetivos de negócios e como gerenciar conflitos.

Descrição Detalhada & Cronograma

Módulo 1Gestão da Voz do Cliente   Total: 38,5 horas

1 – Benefícios da evangelização pela Voz do Cliente e Avaliação da Conformidade: total de 10,5 horas

Aula 1: Introdução e Conceituação das Definições da Voz da Cliente (3,5 horas)

Aula 2: História da Qualidade e Certificação, Infraestrutura da Qualidade, Inspeção, Ensaios Laboratoriais (3,5 horas)

Aula 3: Legislação e Exigências de Clientes (3,5 horas)

2 – Normas e Especificações: total de 3,5 horas

Aula 4: Melhoria de Qualidade para aumento de Desempenho ISO 9.000 / TS 16.949 (3,5 horas)

3 – ESG na Qualidade – Ambiental (Environmental), social e Governança: total de 24,5 horas

Aula 5: Marcos Regulatórios à atividade empresarial – Ambiental e Social: (3,5 horas)

Aula 6: Gestão de Riscos – de Sustentabilidade Ambiental, Social, Governança: (3,5 horas)

Aula 7: Economia de Compartilhamento (Sharing Economy), Green Economy e Blue Economy (3,5 horas)

Aula 8: Veículos Elétricos, Híbridos e Autônomos (3,5 horas)

Aula 9: Economia Circular, Economia do Carbono Zero, Autonomia, Conceito, Modelos e Práticas – novos modelos de negócio, destacando compartilhamento e novos modais de transporte: (3,5 horas)

Aula 10: Indicadores de Sustentabilidade Ambiental, Social, Governança e Econômica: (3,5 horas)

Aula 11: Data Science aplicada à Sustentabilidade Ambiental, Social, Governança: (3,5 horas)

Módulo 2Gestão da Tecnologia para a Qualidade     Total 42,0 horas

4 – Filosofias da Qualidade: total de 24,5 horas

Aula 12: Liderando e Gerenciando no Mundo Seis Sigma (3,5 horas)

Aula 13: Design for Six Sigma e Seis Sigma para Serviços (3,5 horas)

Aula 14: Design Probabilístico (3,5 horas)

Aula 15: Os gurus da Qualidade: W. Edwards Deming / Joseph M. Juran / Armand V. Feigenbaum / Philip B. Crosby / Kaoru Ishikawa / Walter Shewhart / Genichi Taguchi: (3,5 horas)

Aula 16: Ferramentas da Qualidade: D e P-FMEA, função desdobramento da Qualidade, Planejamento Estratégico da Qualidade e Métodos de Solução de Problemas (MASP): (3,5 horas)

Aula 17: Implementação do Controle Estatístico do Processo e a Voz da Cliente: (3,5 horas)

5 – A Indústria 4.0 e suas tecnologias: total de 17,5 horas

Aula 18: Os 9 Pilares da Indústria 4.0: Big data, Data Analytics, Robôs autônomos, Computação em nuvem (3,5 horas)

Aula 19: Internet das coisas na indústria, Simulação, Integração de sistemas, Segurança cibernética, Impressão 3D: (3,5 horas)

Aula 20: Veículos Elétricos e Híbridos, Biocombustível e Autonomia: (3,5 horas)

Aula 21: Digital Transformation & Disruption: (3,5 horas)

Aula 22: Game-Changing Technologies for Business: Machine Learning & Deep Learning: (3,5 horas)

6 – O Futuro da Qualidade – total 3,5 horas

Aula 23: Os 11 pilares da Qualidade 4.0: Data, Analytics, Conectividade, Colaboração e Desenvolvimento de Aplicativos, Escalabilidade, Gerenciamento de Sistemas, Compliance, Cultura, Liderança e Competência: (3,5 horas)

Módulo 3Gestão de Pessoas para a Qualidade    Total de 38,5 horas

7 – Habilidades Socioemocionais (soft skills): total de 14 horas

Aula 24: Liderando através do Lean Manufacturing com foco na melhoria contínua: (3,5 horas)

Aula 25: Liderança e Colaboração: (3,5 horas)

Aula 26: Cultura, Competências e Compliance: (3,5 horas)

Aula 27: Conflitos de Interesse envolvendo a Qualidade (3,5 horas)

Aula 28: O Executivo de Qualidade sensível ao Mundo dos Negócios (3,5 horas)

8 – Gerenciamento de Projetos: total de 14 horas

Aula 29: Processos de Gerenciamento: (3,5 horas)

Aula 30: Gestão de Risco e Gestão de tempo: (3,5 horas)

Aula 31: Qualidade e o Mundo dos Negócios: (3,5 horas)

Aula 32: Definição de Sucesso de um Projeto: (3,5 horas)

9 – Scrum & Gestão Ágil: total de 7 horas

Aula 33: Conceito de Pensamento Ágil, Papeis e Scrum: (3,5 horas)

Aula 34: Eficiência de Equipe e a Sociedade 5.0 (3,5 horas)

Ver programa completo
Carga horária: 120 horas

Importante

FATURAMENTO

– Para empresas que optam pelo envio de pedido de compras, o mesmo deve ser enviado após a confirmação do treinamento para o e-mail grupo_treinamentos@iqa.org.br ;

– A cobrança será realizada no primeiro dia do treinamento (exceto treinamentos realizados a partir do dia 25 que serão faturados no primeiro dia útil do próximo mês), com o vencimento para 20 dias, caso o pedido de compras não seja enviado até essa data a NF será gerada sem o pedido e não poderá ser alterada;

– A NF será emitida exclusivamente com os dados fornecidos no ato da inscrição, descontos só serão concedidos com o cupom aplicado;

– O IQA é uma entidade sem fins lucrativos e está isento de IRPJ (não reter IR).

CANCELAMENTO

– O treinamento poderá ser cancelado pelo IQA por falta de quórum, avisaremos do cancelamento com 07 dias de antecedência da data prevista para início do treinamento;

– O PARTICIPANTE poderá cancelar ou alterar a data de sua inscrição com até 07 dias de antecedência do início do treinamento, caso a solicitação não seja realizada dentro do prazo estipulado será gerado uma multa referente a 30% do valor do treinamento de acordo com data da inscrição, o cancelamento ou alteração da data deverá ser solicitado por e-mail para grupo_treinamentos@iqa.org.br.

CERTIFICADO

– Para receber certificado de participação é necessário ter pelo menos 80% de presença no treinamento;

– Os certificados são emitidos em até 20 dias após realização do treinamento, e serão disponibilizados na área do aluno no site do IQA;

– Login e senha enviados por e-mail no ato da inscrição, para o e-mail cadastrado do participante, (remetente falecom@iqa.org.br) 

OUTROS

– É obrigatório se registrar todos os dias no treinamento, para ser contabilizado sua presença e participação, caso for acompanhar o treinamento com outro participante é necessário que ambos realizem o registro para garantir a presença, o registro pode ser feito através do celular.

– A taxa de inscrição inclui material didático, certificado de participação coffee-breaks (nos treinamentos presenciais);

– Custos de transporte e hospedagem dos participantes não estão inclusos na taxa de inscrição (nos treinamentos presenciais);

– Parceiros IQA: AEA, SAE Brasil, Sindipeças, Sindirepa, necessário informar o número de associado para garantir o desconto.

– Não é possível realizar vista de provas, o participante receberá o resultado da avaliação realizada em até 10 dias após a realização.

Material
Apostila e exercícios serão enviados por e-mail aos participantes após a confirmação de realização do treinamento.
Plataforma Online
Para acessar o curso, será enviado um link aos participantes inscritos, é necessário possuir um computador com câmera e microfone com conexão banda larga.