IQA muito satisfeito com participação no ABX 22

Evento promovido pela Automotive Business é bastante conceituado no setor automotivo

Na última quinta-feira (08/09), o IQA – Instituto da Qualidade Automotiva marcou presença no ABX22, realizada na São Paulo Expo, na Zona Sul de São Paulo (SP). Durante o evento, o superintendente do IQA, Alexandre Xavier, participou da palestra Cibersegurança e qualidade: do hardware para o software, além de também entregar um dos prêmios do Prêmio Automotive Business.

Na ocasião a entidade também esteve no evento com um estande onde distribuiu brindes, promoveu um quiz da qualidade e incentivou os participantes do setor automotivo a estreitarem os seus laços junto ao Instituto.

“Considero a nossa participação positiva. Além de a ABX ser um evento conceituado, quando é muito importante quando, além de um estande, também participamos do evento compartilhando informações de forma mais ampla”, disse Alexandre Xavier ao fazer um balanço sobre a presença no evento.

A primeira atuação direta do IQA no evento se deu com o executivo sendo um dos destaques da Trilha Talks, espaço proposto para debater os diversos elos do ecossistema automotivo e da mobilidade, apresentando seus desafios e buscando soluções imediatas.

Durante a discussão do tema “Cibersegurança e qualidade: do hardware para o software”, Xavier atuou como mediador, passando as perguntas para a diretora-executiva da T-Systems, Angélica Vitali, além de mostrar a visão do IQA sobre o atual cenário do setor automotivo.

Xavier apontou alguns dos principais papéis que a qualidade e a certificação possuem com o avanço acelerado da transformação digital por causa da pandemia da covid-19 e colocou a sustentabilidade como pauta complementar (mas essencial) dentro do debate.

“A transformação digital não pode ignorar as questões que envolvem sustentabilidade. É preciso trabalhar tudo ao mesmo tempo. O IQA encara o tema como um desafio significativo, entendendo as demandas atuais e ampliando sua atuação para apoiar o setor automotivo nesse sentido. Não podemos apenas achar que a transformação se dá apenas substituindo a prancheta por um tablet”, explicou o superintendente do IQA.

Preocupado com a questão, o Instituto criou a marca iQMX, que passou a acompanhar todas as ações em relação à transformação digital, baseada em quatro pilares: Inovação, Qualidade, Mobilidade e Experiência. O certificado IQA de avaliação da conformidade em software é uma das novas possibilidades oferecidas pelo Instituto. Além dele, a busca de parceria com a Dekra para a realização da certificação TISAX (Trusted Information Security Assessment Exchange), um sistema baseado na VDA ISA, da associação alemã da indústria automotiva, que estabelece normas para a segurança da informação, é outro exemplo.

A certificação TISAX no setor automotivo vem de encontro com um mercado cada vez mais envolvido com tecnologias disruptivas implantadas pela indústria 4.0, com carros inteligentes, híbridos e conectados, que lidam e armazenam diferentes informações dos usuários, e que necessitam de proteção adequada dessas informações.

Prêmio Automotive Business

Durante a ABX 22, o superintendente do IQA foi convidado pela organização do evento para entregar o Prêmio Automotive Business. Na ocasião, Xavier subiu ao palco principal do evento, logo depois da participação do ministro da Economia, Paulo Guedes, para entregar o Prêmio Automotive Business.

Coube ao executivo entregar o troféu nas mãos da equipe CNH Industrial, que se tornou vencedora na categoria Inovação Colaborativa.

O superintendente do IQA, Alexandre Xavier, participa da Trilha Talks, com a diretora-executiva da T-Systems, Angélica Vitali

O superintendente do IQA, Alexandre Xavier, posa para foto ao lado da diretora-executiva da T-Systems, Angélica Vitali

Equipe do IQA reunida no estande da entidade durante participação na ABX22

Participantes do evento visitam estande do IQA durante ABX22

O superintendente do IQA, Alexandre Xavier, entrega o Prêmio Automotive Business para a equipe CNH Industrial, que foi a vencedora na categoria Inovação Colaborativa

 

Escrito por
Imprensa IQA