IQA implementa sistema eletrônico de auditorias

Serviços

 

  • App para smartphones oferece agilidade, segurança e confiabilidade
  • Ganho de tempo nos processos de auditoria chega a ser de até 40%
  • Sistema permite realizar auditorias remotas

São Paulo, 10 de agosto de 2020 – O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva, organismo de certificação acreditado pela CGCRE – Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO, acaba de implantar um Sistema Eletrônico de Auditorias para Serviços Automotivos ( parte do projeto iQMX do IQA já divulgado – https://bit.ly/linkediniQMX) que oferece maior agilidade, segurança e confiabilidade no processo de auditoria.

“Quando falamos em agilizar a entrega das informações coletadas, nossa área técnica de Serviços Automotivos calculou uma redução de 40% no tempo de entrega do relatório final, e isso significa que o cliente atuará mais rapidamente nas falhas de processo”, explica Sergio Ricardo Fabiano, gerente de Serviços Automotivos do IQA.

O Sistema Eletrônico de Auditorias para Serviços Automotivos consiste em um aplicativo (app) responsivo utilizado pelos auditores do IQA para realizar as auditorias de conformidade em oficinas de reparação automotiva, varejo e distribuição de autopeças, concessionárias e demais empresas do aftermarket automotivo.

Fabiano explica que o app pode ser usado online ou offline, o que facilita a utilização em todo o Brasil inclusive em regiões e áreas onde não há sinal de internet. Entre as facilidades que o app apresenta, destaque para a possibilidade de captar e salvar as imagens imediatamente no momento da coleta, e a disposição para arquivar arquivos PDF, JPEG, Word, Excel, entre outros para registrar evidências do item avaliado na auditoria.

“Um ponto bastante importante é que todo o processo pode ser disponibilizado online imediatamente após a auditoria. Com isso, o cliente tem informação instantânea do ocorrido na auditoria, o que é muito importante quando o gestor da empresa auditada está distante do local da auditoria”, diz Fabiano.

A ferramenta dispõe também de agendamento das auditorias, controle de não-conformidades através de Plano de Ação, permite exibir relatório completo de informações coletadas e imagens, envio de e-mail automático, assinatura pelo auditado e auditor, acesso pelo cliente a relatórios dos resultados das auditorias, e possibilidade de exportar dados para a empresa montar os próprios relatórios.

Auditoria remota 
Com o novo aplicativo, todo o processo de auditoria pode ser feito também remotamente. “É possível, inclusive, disponibilizar acesso ao auditado realizar uma autoavaliação antes da auditoria do IQA”, afirma Fabiano ao comentar que este processo é muito utilizado pelas montadoras e concessionárias para se preparar para uma auditoria real.

Fabiano lembra que o IQA implementou em março deste ano, logo no início da pandemia da Covid-19, o processo de auditorias remotas, para atender os clientes com segurança e assegurara saúde dos colaboradores da empresa auditada, assim como dos auditores do IQA.

Escrito por
Imprensa IQA