IQA amplia área de atuação e passa a oferecer treinamentos de laboratório

Em parceria com a Remesp (Rede Metrológica do Estado de São Paulo), Instituto da Qualidade Automotiva dispõe de cursos para capacitar profissionais na área

Desde o seu surgimento, qualificar pessoas e processos sempre foi um foco do IQA – Instituto da Qualidade Automotiva. Ciente destas diretrizes, a entidade identificou a necessidade de desenvolver uma linha de aprendizagem específica e diferenciada para os profissionais que atuam em laboratórios, seja de calibração ou de ensaios, com o objetivo de garantir e prover competência técnica nos diversos assuntos da qualidade em laboratórios.

“A nova área de atuação surgiu como um processo natural do crescimento contínuo da entidade na busca para alcançar a melhoria e evolução da qualidade, ciente da importância que os profissionais estejam qualificados nas operações de laboratório, e em seus diversos assuntos técnicos”, disse o gerente de operações do IQA, Sergio Kina.

Segundo Kina, iniciou-se a busca por um parceiro que, além de domínio técnico, estivesse alinhado com os objetivos do IQA em contribuir para o desenvolvimento de profissionais em competências de laboratório. Foi desta forma, que após uma série de discussões, o Instituto firmou um acordo com a Rede Metrológica do Estado de São Paulo (Remesp) para a realização de uma série de treinamentos.

“A Remesp é referência no assunto de qualidade em laboratórios e o IQA em qualidade no setor automotivo. Identificamos sinergia de atuação em conjunto para levar ainda mais aperfeiçoamento para os nossos clientes e ao mercado”, acrescentou Kina.

A parceria firmada disponibiliza os cursos nos seguintes temas: cálculo de incerteza de medições, avaliação da incerteza de medição em análises químicas, segurança química em laboratórios e processos – adequação ao GHS, estatística aplicada a laboratórios, interpretação de certificados de calibração e validação de métodos de ensaios analíticos.

Os treinamentos podem ser realizados tanto no formato on-line como no presencial, de acordo com o fechamento das turmas. Há ainda a possibilidade de treinamentos nas empresas. Kina explica que os cursos são dinâmicos e proativos, tornando o aprendizado mais efetivo. Existe ainda a possibilidade de capacitações práticas personalizadas no Laboratório Químico, localizado no Parque Tecnológico de Sorocaba, com infraestrutura que conta com equipamentos atualizados, atendendo com confiança ensaios do setor automotivo.

Escrito por
Imprensa IQA