Auditorias de processo conforme requisitos da VDA 6.3 podem ser realizadas remotamente 

Certificação
  • IQA – Instituto da Qualidade Automotiva realiza a qualificação dos auditores VDA 6.3
  • Auditorias remotas podem ser usadas para a requalificação de auditores de processo pela VDA-QMC
  • Flexibilização foi admitida pela VDA-QMC para proteger contra pandemia da Covid-19

São Paulo, maio de 2021 – Profissionais do setor automotivo que necessitam renovar as qualificações referentes à VDA 6.3, podem utilizar auditorias remotas para o processo de renovação de auditor de processo, conforme novos requisitos definidos pela VDA-QMC, da Alemanha, por conta da pandemia da Covid-19.

“Trata-se de uma boa notícia para os auditores de processo VDA 6.3 qualificados, pois protege tanto os auditores quanto os colaboradores das organizações auditadas”, comenta Sergio Kina, gerente de Operações do IQA. Kina explica, no entanto, que as auditorias remotas da VDA 6.3 devem obedecer aos critérios definidos pela VDA-QMC.

Conforme os novos requisitos, até duas auditorias remotas num total de cinco auditorias requeridas podem ser consideradas no processo de renovação da qualificação de auditor VDA 6.3.

A criticidade do produto, risco para a qualidade, desempenho do processo e seu grau de maturidade são particularmente importantes para definir o método de condução da auditoria de processo VDA 6.3, seja ela presencial, remota ou híbrida (parcialmente remota e parcialmente presencial). Dessa forma, a VDA-QMC definiu diretrizes para que possam ser estabelecidos os métodos mais adequados para a realização dessas auditorias.

Treinamento 
Desde abril de 2021, o IQA disponibiliza treinamentos online da VDA 6.3 – 3ª Edição 2016 (Qualificação para Auditor de Processo). Até então, este treinamento era realizado apenas presencialmente, por determinação da VDA-QMC. “Com as aulas remotas conseguiremos ampliar a área de atuação, uma vez que a distância não será mais um fator de restrição”, afirma Kina.

O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva é uma organização sem fins lucrativos de desenvolvimento e disseminação da Qualidade no Setor da Mobilidade, com objetivo de proporcionar mais segurança ao consumidor, a partir de produtos, sistemas e pessoas com qualidade assegurada através de certificações compulsórias ou voluntárias.

Criado em 1995 por entidades do setor e do governo, o IQA oferece soluções que fomentam a Qualidade além da certificação, como treinamentos presenciais e online, conteúdo técnico em publicações/estudos técnicos, inspeções e ensaios de laboratório, com uma cultura de inovação e proximidade às necessidades das organizações e sociedade.

É representante de órgãos internacionais e acreditado pela CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação) do Inmetro como organismo de certificação. Acesse o site www.iqa.org.br.

Assessor de Imprensa
Alexandre Akashi – imprensa@iqa.org.br
Telefone: (11) 94043-2879 

Escrito por
Imprensa IQA