Nesta terça-feira (08/07), o IQA – Instituto da Qualidade Automotiva realizou o Workshop Prêmio da Qualidade IQA 2025. Em formato online, o evento teve como objetivo orientar empresas, profissionais e jornalistas sobre o processo de participação na quinta edição da premiação, reconhecendo iniciativas de destaque que impulsionam a qualidade e a inovação no setor automotivo brasileiro.
A mediação ficou por conta de Marina Nomura, gerente Comercial & Marketing, do IQA, que abriu o evento apresentando os participantes da mesa virtual: Claudio Moyses, diretor-presidente do IQA; Amílcar Carrascoza, representante da Abipeças-Sindipeças; Marcos Valadares, representante da Anfavea; e Mariana Costa Lima, da Jaguar Land Rover, vencedora da edição anterior.
Moyses iniciou o encontro relembrando o surgimento da premiação, fruto de uma iniciativa conjunta das comissões de qualidade da Anfavea e da Abipeças-Sindipeças. “A ideia era valorizar os profissionais e compartilhar boas práticas. Esse foi o propósito que deu origem à premiação”, explicou. Ele também destacou a evolução da iniciativa desde sua criação: “Na primeira edição, tínhamos apenas a categoria de processos produtivos. Depois, incorporamos inovação e, mais recentemente, a categoria jornalística, o que foi muito bacana”.
Em seguida, Amílcar Carrascoza reforçou o papel da premiação na valorização da cultura da qualidade em toda a cadeia automotiva. “A qualidade é um diferencial competitivo e precisa ser reconhecida, principalmente quando está atrelada à inovação, à melhoria contínua e à capacidade de inspirar outros profissionais”, afirmou. Ele também ressaltou que o prêmio “é uma iniciativa que mostra o quanto o setor está comprometido com o desenvolvimento sustentável da indústria”.
A convidada especial do evento, Mariana Costa Lima, compartilhou sua experiência como finalista em 2024, quando conquistou o segundo lugar na categoria Qualidade no Processo Produtivo com o projeto “Sistema de Prevenção de Falhas de Qualidade de Fornecedores JLR Brasil”. Ela destacou a importância de iniciativas como o prêmio para promover a melhoria contínua dentro das empresas e deu orientações práticas aos interessados.
Durante o workshop, Marco Valadares, representante da Comissão de Qualidade da Anfavea e profissional da Scania, foi o responsável por apresentar a categoria Qualidade nos Processos Produtivos, considerada a mais tradicional do prêmio. Valadares destacou que essa categoria foi a primeira a ser implementada, em 2021, e já recebeu mais de uma centena de projetos ao longo dos anos. Segundo ele, o objetivo principal é reconhecer iniciativas que obtiveram resultados objetivos na otimização de sistemas de produção e no aperfeiçoamento dos níveis qualitativos da cadeia produtiva.
Podem participar dessa categoria profissionais ligados à cadeia automotiva em diferentes níveis, incluindo fornecedores de matéria-prima, fornecedores de autopeças (tiers 1, 2 ou n) e montadoras. Os critérios de avaliação incluem a proposta apresentada, os ganhos em eficiência e qualidade, as metodologias e ferramentas utilizadas, o impacto no cliente, as lições aprendidas e a apresentação final do projeto.
Na categoria Qualidade em Inovação e Novas Tecnologias, são reconhecidos os projetos que se destacam pelo grau de disrupção e impacto direto na qualidade e satisfação dos clientes. Já a categoria Qualidade Automotiva no Jornalismo valoriza trabalhos jornalísticos que abordem com profundidade temas relacionados à excelência e às boas práticas na indústria automotiva, levando em conta a originalidade da matéria, a abordagem visual ou auditiva e a diversidade de fontes utilizadas.
Além dos critérios de avaliação específicos de cada categoria, os participantes devem preencher um campo obrigatório com o resumo do projeto, informando o escopo e o problema que se pretende resolver. Para auxiliar os inscritos, o site do IQA disponibiliza os resumos dos projetos finalistas da edição de 2024, que podem servir como referência.
Após a inscrição, os materiais devem ser enviados no site do IQA até o dia 4 de agosto de 2025. O processo de avaliação é conduzido em duas etapas, exceto para a categoria de jornalismo, que possui avaliação única. As bancas examinadoras são compostas por representantes da Anfavea, Abipeças, Sindipeças e do próprio IQA.
Na etapa 1, todos os projetos inscritos passam por análise técnica e recebem pontuação. Os dez projetos mais bem avaliados seguem para a etapa 2, que consiste em uma apresentação virtual, com duração de até 12 minutos, seguida por um momento de perguntas e respostas de 8 minutos, realizada por videoconferência na plataforma Zoom.
Os vencedores da premiação terão direito a treinamentos técnicos promovidos pelo IQA com carga horária proporcional à colocação: 32h para o primeiro lugar, 24h para o segundo e 16h para o terceiro, além do manual do IQA e troféus exclusivos. Na categoria de jornalismo, os três primeiros colocados também serão premiados com troféus oficiais.
A cerimônia de entrega dos prêmios está marcada para o dia 9 de outubro de 2025, durante o 11º Fórum IQA da Qualidade Automotiva, evento que reunirá especialistas, lideranças e representantes da cadeia automotiva para debater temas estratégicos do setor.
Com esse encontro, o IQA reforça sua missão de fomentar a cultura da qualidade, incentivar a inovação e promover a excelência em todos os elos da cadeia automotiva.
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