A qualidade automotiva em tempos de transformação digital

A Indústria 4.0 revoluciona os processos de controle de qualidade, que passa a ter forte presença da concepção do projeto ao pós-vendas

 

O setor industrial vive uma nova evolução causada pela Era da Informação. A chamada Indústria 4.0 trabalha majoritariamente com sistemas de produção automatizados, controlados e gerenciados por inteligências artificiais graças ao incrível desenvolvimento de redes de comunicação avançadas, com tráfego de dados de alta velocidade. Assim, o que antes só era possível de ser realizado com a presença de um operador humano, hoje já pode ser feito remotamente, à distância.

 

Porém, para se chegar a esta realidade é preciso seguir alguns passos. O primeiro dele, supondo que boa parte dos processos produtivos já estejam informatizados, é a coleta de dados, informações necessárias para balizar a automatização inteligente. Junto, dá se início à transformação digital da organização como um todo.

 

Já faz tempos que a indústria moderna utiliza processos robóticos nos meios de produção, porém de forma isolada. Na Indústria 4.0 esses robôs conversam com todo o sistema de produção, que é integrado a uma rede de comunicação extensa: pode ir do design do produto até o pós-vendas. Isso agiliza todo o desenvolvimento de novos produtos, assim como a atualização dos existentes, reduz perdas e aumenta a qualidade.

 

Se há alguns anos a qualidade de um produto era medida apenas ao final do processo produtivo, com a Indústria 4.0 o controle de qualidade passa a vigorar ao longo de todo desenvolvimento, é mais rígido, eficiente e inteligente. Consequência disso é a necessidade de mudanças de paradigmas, novos conhecimentos e uma nova cultura industrial.

 

O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva está atento a todas as tendências tecnológicas que envolvem a evolução da mobilidade para a Indústria 4.0. Por agilizar desenvolvimentos, é preciso conhecer as Metodologias Ágeis, ter noções de Qualidade na Indústria 4.0, e mais: entender a Inteligência Artificial Aplicada à Qualidade. Esses são os temas de três novos treinamentos que disponibilizamos para profissionais do setor.

 

Ainda na área de novos conhecimentos, as indústrias do setor automotivo e da mobilidade devem se atentar às novas normas, como as que a alemã VDA já disponibilizar. As mais recentes, já traduzidas para o português pelo IQA, que é distribuidor oficial dos manuais VDA no Brasil, são VDA OTA (Atualizações Over the Air), VDA EOS (Sobrecarga Elétrica) e VDA ACSMS (Cibersegurança).

 

Além de adquirir novos conhecimentos, o processo de transformação digital para a Indústria 4.0 envolve também uma mudança de cultura empresarial e, consequentemente, o investimento em certificações e diagnósticos em Segurança da Informação e Processos de Desenvolvimento de Software. Essas são duas novas áreas que o IQA já está atuando, como forma de auxiliar o mercado nessa fase da transformação digital.

 

Outro ponto importante para se atentar nessa fase diz respeito à Lei Geral de Proteção Dados. O mundo digital já conta com regulamentação legal, diretrizes para proteger usuários e consumidores, que devem ser respeitados. O IQA também dispõe de informações e serviços para auxiliar as organizações nessa questão.

Como forma de ajudar todo o setor da mobilidade, o IQA acaba de lançar o novo site (www.iqa.org.br), mais moderno e interativo, 100% responsivo e com novas funcionalidades, com integração do e-commerce, além de oferecer mais informações sobre Qualidade no setor da mobilidade.  por meio de um sistema de busca inteligente, o novo site agiliza e facilita a identificação de tudo que o Instituto oferece.

Escrito por
Imprensa IQA