IQA e Abrablin promovem fórum sobre blindagem automotiva

O evento reuniu representantes de entidades e empresários do setor para debater as principais tendências do mercado e a nova certificação de blindagem automotiva 

 

 

A Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin) realizou, na última quarta-feira (10.09), o Fórum de Blindagem 2024, na sede do Instituto da Qualidade Automotiva, em São Paulo (SP). O evento reuniu representantes de entidades e empresários do setor para debater as principais tendências do mercado de blindagem veicular, incluindo novas tecnologias, a importância da qualificação profissional e a certificação para blindadoras, recentemente lançada em parceria entre o IQA e a Abrablin. 

Durante a abertura do evento, o diretor-presidente do IQA, Claudio Moyses, relembrou o início da atuação do Instituto com o mercado de blindagem balística. “Em 2021, conseguimos a aprovação do Exército para a certificação de produtos controlados. Agora, temos uma nova oportunidade de avançar ainda mais. Vamos trabalhar juntos com a Abrablin para desenvolver essa iniciativa e cumprir nosso propósito, gerando um impacto positivo para a sociedade”.  

Além de Moyses, estiveram presentes o presidente do Conselho Diretor do IQA, Elias Mufarej, o superintendente, Alexandre Xavier, o gerente de serviços automotivos, Sergio Fabiano, e a gerente comercial e de marketing, Marina Nomura. Representando a Abrablin, participaram o presidente da associação, Marcelo Silva, e o vice-presidente Marino Maciel.  

 

Programação  

A programação incluiu palestras com debates aprofundados sobre o mercado de blindagem e os processos de certificação. Entre os palestrantes, estavam Guido Muzio, mestre em Engenharia Automotiva e instrutor do SENAI. Em sua palestra, ele explorou os processos de controle de qualidade e o desenvolvimento de novas tecnologias que visam garantir a segurança dos veículos blindados.  

Segundo Muzio, o setor está em constante evolução, com o surgimento de novos materiais que buscam reduzir o peso e melhorar a eficiência dos veículos. Além disso, ele também enfatizou que a certificação de blindagem é rigorosamente controlada por normas e testes técnicos específicos, garantindo a alta qualidade dos produtos. 

Na sequência, o engenheiro automotivo e especialista em blindagem, Guilherme Casellato, abordou as expectativas das montadoras e das empresas em relação à certificação. De acordo com ele, as blindadoras esperam reduzir a variação no volume de produção, ganhar visibilidade através da marca da montadora, receber suporte técnico, aumentar receita e melhorar a qualidade pós-venda.  Enquanto as montadoras buscam manter a garantia de fábrica, aumentar a satisfação do cliente e as vendas, evitar reembolsos e garantir que apenas veículos certificados sejam vendidos.  

Para encerrar as palestras, Sergio Fabiano, gerente de serviços automotivos do IQA, destacou os benefícios da certificação, como a credibilidade do produto e a melhoria contínua dos processos nas organizações.  Durante a auditoria, é realizada uma avaliação minuciosa de mais de 100 itens que abrangem desde a organização da empresa até a conformidade da documentação legal e a qualidade dos materiais utilizados. Ao final do processo, a empresa recebe um selo de certificação rastreável com validade de 36 meses, que atesta o cumprimento de todos os requisitos e padrões estabelecidos. 

 

Entrega de certificados 

No encerramento do evento, o superintendente do IQA, Alexandre Xavier, enfatizou a importância da colaboração entre o Instituto e entidades do setor, como a Abrablin, para o desenvolvimento do mercado automotivo e, principalmente, para assegurar a segurança e a satisfação do consumidor final. Ele também destacou o papel essencial da certificação em validar empresas que priorizam a qualidade e o progresso contínuo. 

“O Brasil conta com um sistema de infraestrutura da qualidade que é base para o comércio internacional, que garante a uniformidade das certificações em nível global. Isso é possível graças aos Organismos de Avaliação da Conformidade Acreditados, como o Instituto da Qualidade Automotiva, que há quase 30 anos apoia o setor automotivo nacional nesse quesito”, explicou o superintendente. 

Durante o evento, foram entregues os certificados às nove primeiras empresas que conquistaram a Certificação de Blindadoras do IQA e Abrablin: Concept, Carbon, Totalblind, SBR Autostar, Force Car, DVB, Totality, BLC e VRZ. As organizações associadas à Abrablin podem solicitar a certificação do IQA entrando em contato com a Associação. 

 

Fonte: Assessoria de imprensa do IQA  

 

 

Escrito por
Imprensa IQA