Reparo air bag exige uso de norma técnica

Em razão do crescente volume de veículos com air bag no mercado, o IQA – Instituto da Qualidade Automotiva, organismo de certificação acreditado pela CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro), alerta para a correta reparação do sistema, que requer o uso da norma NBR 14828/ 2002 – Procedimentos de Segurança para Manutenção em Veículos Equipados com Bolsa Inflável (Air Bag).

Segundo Sérgio Fabiano, gerente de Certificação de Serviços Automotivos do IQA, o atendimento à norma garante segurança aos profissionais de reparação. “O equipamento exige atenção redobrada para manuseio e remoção, porque descargas de energia espontâneas ou curtos-circuitos podem causar a deflagração e a explosão da bolsa e, por consequência, sérios danos aos reparadores”, afirma.

A norma NBR 14828/ 2002 apresenta requisitos técnicos específicos para o reparo dos componentes, em relação a ferramentas, procedimentos e conhecimentos técnicos, além de requisitos básicos destinados a qualquer oficina.

Outra vantagem do atendimento à norma para os centros de reparação é evitar prejuízos financeiros. “Em caso de erros durante a manutenção, a oficina precisará repor o equipamento ao cliente. Alguns modelos depois de deflagrados necessitam da substituição de diversos componentes para o correto funcionamento, o que é bastante custoso”, alerta Fabiano.

Para certificar serviços automotivos, nos mais diversos escopos, como direção, freios, suspensão, motor, climatização, elétrica e transmissão, o IQA tem como base para avaliação a utilização de normas técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) pelas oficinas.

Escrito por
Imprensa IQA