IQA amplia área de atuação e passa a oferecer treinamentos de laboratório

11 10 2022

Em parceria com a Remesp (Rede Metrológica do Estado de São Paulo), Instituto da Qualidade Automotiva dispõe de cursos para capacitar profissionais na área

Desde o seu surgimento, qualificar pessoas e processos sempre foi um foco do IQA – Instituto da Qualidade Automotiva. Ciente destas diretrizes, a entidade identificou a necessidade de desenvolver uma linha de aprendizagem específica e diferenciada para os profissionais que atuam em laboratórios, seja de calibração ou de ensaios, com o objetivo de garantir e prover competência técnica nos diversos assuntos da qualidade em laboratórios.

“A nova área de atuação surgiu como um processo natural do crescimento contínuo da entidade na busca para alcançar a melhoria e evolução da qualidade, ciente da importância que os profissionais estejam qualificados nas operações de laboratório, e em seus diversos assuntos técnicos”, disse o gerente de operações do IQA, Sergio Kina.

Segundo Kina, iniciou-se a busca por um parceiro que, além de domínio técnico, estivesse alinhado com os objetivos do IQA em contribuir para o desenvolvimento de profissionais em competências de laboratório. Foi desta forma, que após uma série de discussões, o Instituto firmou um acordo com a Rede Metrológica do Estado de São Paulo (Remesp) para a realização de uma série de treinamentos.

“A Remesp é referência no assunto de qualidade em laboratórios e o IQA em qualidade no setor automotivo. Identificamos sinergia de atuação em conjunto para levar ainda mais aperfeiçoamento para os nossos clientes e ao mercado”, acrescentou Kina.

A parceria firmada disponibiliza os cursos nos seguintes temas: cálculo de incerteza de medições, avaliação da incerteza de medição em análises químicas, segurança química em laboratórios e processos – adequação ao GHS, estatística aplicada a laboratórios, interpretação de certificados de calibração e validação de métodos de ensaios analíticos.

Os treinamentos podem ser realizados tanto no formato on-line como no presencial, de acordo com o fechamento das turmas. Há ainda a possibilidade de treinamentos nas empresas. Kina explica que os cursos são dinâmicos e proativos, tornando o aprendizado mais efetivo. Existe ainda a possibilidade de capacitações práticas personalizadas no Laboratório Químico, localizado no Parque Tecnológico de Sorocaba, com infraestrutura que conta com equipamentos atualizados, atendendo com confiança ensaios do setor automotivo.

[ssba-buttons]
1
Escrito por
Imprensa IQA