IQA lança manuais VDA 6 e VDA 6.1

O Instituto da Qualidade Automotiva (IQA) anuncia o lançamento de dois manuais: o VDA 6 (Requisitos de Certificação para VDA 6.1, VDA 6.2 e VDA 6.4) e o VDA 6.1 (Auditoria do Sistema de Gestão da Qualidade: Produção em Série), ambos disponíveis em português. O Instituto é representante oficial da VDA-QMC, normalizadora alemã para a indústria automotiva.

Amplamente utilizadas na Alemanha, as normas técnicas VDA são destinadas aos fornecedores das filiais de empresas alemãs, como BMW, Mercedes-Benz e Volkswagen. “São publicações que regem os padrões de qualidade de processos e produtos de montadoras e indústrias de autopeças alemãs”, conta Rodrigo Lopes, coordenador de Marketing do IQA.

VDA 6 – Base para requisitos de certificação, o manual VDA 6 permite que montadoras e fornecedores realizem uma avaliação consistente e comparável de seus sistemas, processos, produtos e serviços. “Essa avaliação é feita a partir do que a VDA define como gerenciamento integrado ao longo do setor automotivo, que possibilita enxergar a qualidade dos produtos e serviços como resultado geral de todos os processos da organização”, explica Lopes.

Com o objetivo de desenvolver e estender os sistemas de gestão da qualidade, o manual apresenta os requisitos para a certificação de VDA 6.1, destinada a organizações que fornecem produtos para a indústria automotiva; VDA 6.2, voltada para empresas que fornecem serviços dentro do ciclo de vida do produto; e VDA 6.4, dedicada a organizações que fabricam e/ou fornecem equipamentos de produção ou sistemas personalizados e de fabricação em série.

VDA 6.1 – Recomendado para a preparação de auditores internos das empresas que fornecem para a indústria automotiva, o manual VDA 6.1 define os procedimentos gerais para a avaliação de sistema de gestão da qualidade. “A publicação ajuda a identificar os pontos fracos e aplicar as ações corretivas para a melhoria contínua da produtividade na organização”, conta Lopes. A fim de reduzir a carga de trabalho do auditor e seus auditados, a publicação também tem o propósito de unificar as auditorias necessárias.

Com treinamento já disponível no IQA, o manual permite melhor entendimento sobre a qualidade do produto e das tarefas associadas à gestão da qualidade a partir de tópicos que explicam como assegurar atividades multifuncionais e de interface; definir e monitorar custos; considerar a segurança do produto e sua responsabilidade; e envolver todos os trabalhadores na responsabilidade pela qualidade, entre outras ações necessárias para a avaliação do sistema de gestão da qualidade.

Disponíveis para uso geral na indústria automotiva, os dois manuais podem ser adquiridos por meio do site do IQA. Mais informações sobre as publicações também podem ser obtidas por meio do telefone (11) 5091-4545 ou do e-mail manuais@iqa.org.br

Escrito por
Imprensa IQA