O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva lançou a Certificação para Reparadores Automotivos de Veículos Elétricos e Híbridos durante a Automec, realizada de 22 a 26 de abril — o principal evento para profissionais do Aftermarket Automotivo.
Com o crescimento acelerado da frota de veículos elétricos e híbridos no Brasil, essa certificação chega para validar e reconhecer a competência dos reparadores automotivos especializados nessa tecnologia. O objetivo é garantir que os profissionais estejam devidamente preparados para realizar manutenções e reparos com segurança e eficiência.
A obtenção da certificação oferece diversos benefícios aos profissionais, como a valorização no mercado de trabalho, o aumento da credibilidade junto aos clientes e a diferenciação competitiva. “Para as oficinas e concessionárias, contar com técnicos certificados representa um incremento na qualidade dos serviços prestados e maior confiança dos consumidores”, explica Sergio Fabiano, gerente de Expansão e Inovação do IQA.
O processo de certificação é voluntário e acessível a todos os reparadores automotivos, independentemente da formação acadêmica. Os candidatos realizam uma prova online com 50 questões técnicas sobre ferramentas, equipamentos, segurança e procedimentos específicos. As questões foram desenvolvidas para o IQA por especialistas na área de veículos elétricos, os mesmos que aplicam os treinamentos do Instituto. O conteúdo seguiu o conceito dos demais escopos de avaliação teórica e atendeu às demandas técnicas do mercado. Durante o mês de abril, foram realizadas reuniões do comitê de especialistas para validar o banco de perguntas, contando com a participação de representantes de entidades e fabricantes. A avaliação tem duração de duas horas e exige nota mínima 7 para aprovação. O exame é monitorado por inteligência artificial para garantir a segurança e a integridade do processo.
Para o desenvolvimento do banco de perguntas, foram consideradas normas ABNT NBR relacionadas, além da NR 10, que trata da segurança do operador em rede de alta tensão. Ainda que não exista atualmente uma norma ABNT específica voltada à formação de profissionais para esta área, essas referências foram essenciais para garantir a qualidade e a aderência técnica da certificação.
Além disso, os conteúdos da cartilha e dos treinamentos atualmente oferecidos pelo IQA para veículos elétricos e híbridos foram contemplados e serviram de base para a formulação das questões, assegurando a cobertura de itens pertinentes e necessários para a avaliação do profissional.
“A tecnologia aplicada ao processo de certificação garante um sistema justo e confiável, onde o candidato pode realizar a prova com flexibilidade, escolhendo o melhor dia e horário, 24 horas por dia, sete dias por semana”, destaca Sergio Fabiano.
Com essa iniciativa, o IQA reafirma seu compromisso com a evolução tecnológica do setor automotivo, garantindo que os profissionais estejam preparados para os desafios e oportunidades que os veículos elétricos e híbridos representam.
Os interessados em obter a certificação devem acessar o site: www.cpiqa.iqa.org.br.
IQA na Automec
Além do lançamento da Certificação para Profissionais de Veículos Elétricos e Híbridos, o IQA teve um estande no evento e realizou diversas ações diárias, como o treinamento “IQA – Reduza custos e melhore processos com o 5S” e a aplicação das provas de Certificação de Profissionais – Reparadores Automotivos e Vendedores de Autopeças. O Instituto também participou de dois painéis: “Qualidade como Diferencial Competitivo: A Nova Era das Oficinas Mecânicas”, ministrado por Sergio Fabiano, gerente de Expansão e Inovação do IQA e “Certificações Profissionais: O Passaporte para a Diferenciação no Mercado”, conduzido por Sergio Fabiano e Barbara Brier, CEO da Oficina Amiga da Mulher.
Sobre o IQA
Criado em 1995 por entidades do setor e do governo, o IQA – Instituto da Qualidade Automotiva é uma organização sem fins lucrativos de desenvolvimento e disseminação da Qualidade no Setor da Mobilidade, com objetivo de proporcionar mais segurança ao consumidor, a partir de produtos, sistemas e pessoas com qualidade assegurada através de certificações compulsórias ou voluntárias. Representante de órgãos internacionais e acreditado pela CGCRE – Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (www.inmetro.gov.br) como organismo de certificação, promove treinamentos presenciais e online, conteúdo em publicações/estudos técnicos, inspeções e ensaios de laboratório, com uma cultura de inovação e proximidade às necessidades das organizações e sociedade.
Saiu na mídia