IQA certifica Hyundai com Selo AutoRetorno

Case

 

  • Planta de Piracicaba (SP) atendeu todos os protocolos de Saúde e Segurança e eficácia das operações necessários para o retorno das atividades
  • Montadora foi certificada tanto nas áreas administrativas quanto produtivas
  • Certificação ratifica os esforços da montadora na prevenção ao contágio da Covid-19

São Paulo, dezembro de 2020 – O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva acaba de certificar a Hyundai Motor Brasil, instalada em Piracicaba (SP), com o Selo AutoRetorno IQA, que assegura a retomada da produção e demais atividades administrativas da montadora, com eficácia e garantia das operações, ao evitar a propagação do vírus da Covid-19, o absenteísmo e a perda da força de trabalho.

Com rígidos protocolos de saúde e segurança, incluindo procedimentos para garantir a manutenção da eficácia das operações produtivas e qualidade dos veículos, a planta de Piracicaba da Hyundai Motor Brasil conquistou o Certificado AutoRetorno IQA, e demonstrou atendimento aos requisitos de certificação durante a auditoria realizada nas áreas administrativas e produtivas da montadora. “Eles apresentaram um processo robusto em saúde e segurança do trabalho, e isso possibilitou a obtenção da certificação”, afirma Sergio Ricardo Fabiano, gerente de Serviços do IQA.

No retorno das atividades após a parada devido à pandemia a Hyundai passou a contar com protocolos de saúde e segurança para priorizar o bem-estar de funcionários, das comunidades em que atua, de clientes e de parceiros, com o desenvolvimento de mais de 160 ações para evitar a contaminação da Covid-19 no ambiente de trabalho. “Entre essas ações, eles criaram inclusive uma rádio interna, para divulgar os cuidados necessários para evitar a contaminação”, comenta Fabiano.

“A certificação do IQA com o Selo AutoRetorno é um reconhecimento muito importante para a marca e reflete todo o cuidado da Hyundai com a saúde e a segurança dos seus funcionários e prestadores de serviço. Desde o início da pandemia da Covid-19 tivemos como objetivo principal a criação de um ambiente de trabalho adequado para evitar que, neste momento tão peculiar, algo pudesse prejudicar o que temos de mais precioso, que são as pessoas que trabalham na empresa”, afirma Ricardo Martins, vice-presidente administrativo da Hyundai Motor Brasil.

AutoRetorno IQA 
O AutoRetorno IQA é um serviço que visa garantir um retorno seguro dos colaboradores internos e externos, mantendo a qualidade e eficácia das operações das empresas do setor automotivo(montadoras, fabricantes de autopeças, distribuidores, varejistas e oficinas de reparação automotiva), para qualquer situação de interrupção temporária do processo produtivo, como a pandemia da Covid-19, uma mudança ou reforma das instalações, retorno de férias, entre outras.

O AutoRetorno disponibiliza uma metodologia de avaliação da conformidade baseada em risco, e direciona às boas práticas de saúde, segurança e eficácia das operações. Entre os escopos do AutoRetorno está a definição e validação dos protocolos de saúde e segurança. Para isso, o programa conta com a parceria do Sírio-Libanês, por meio da área de Consultoria em Saúde, que também disponibilizará treinamento e capacitação de pessoal sobre medidas preventivas contra a Covid-19, programa de saúde corporativa, telemedicina, medicina diagnóstica preventiva e testes laboratoriais.

Boas práticas 
Ao aderir ao AutoRetorno, a empresa passa por um processo de adequação a um Guia de Boas Práticas de Saúde, Segurança e Eficácia das Operações desenvolvido em conjunto entre IQA e Sírio-Libanês. Totalmente personalizado e customizado, o guia define os principais parâmetros para garantir a operação da organização, evitar a propagação do vírus da Covid-19, o absenteísmo e perda da força de trabalho.

No guia, são definidos itens como grupos de riscos, procedimentos de higienização, requisitos de distanciamento, atividades de home office, triagem no início de turno, fornecimento de refeições, estabelecimento de barreiras físicas, validação de setup de produção, planos de contingência, treinamento e capacitação, entre outros objetivos.

Certificação 
Após implementado o Programa AutoRetorno, a empresa passa por um processo de certificação, com a realização de auditoria presencial para verificar a eficácia do sistema implementado de saúde, segurança e eficácia das operações, avaliação da eficácia da abordagem de riscos e da conformidade ao Guia de Boas Práticas, por meio de um aplicativo de checklist eletrônico de auditoria, gestão de não conformidades, e por fim a emissão do Certificado de Conformidade.

“Ao aderir ao novo serviço AutoRetorno do IQA a empresa garante tanto a segurança dos colaboradores quanto a eficácia das operações, por meio de um trabalho sistemático e robusto de análise, adequação e certificação realizada em conjunto por duas organizações de referência nos mercados que atuam: saúde (Sírio-Libanês) e automotivo (IQA)”, afirma Alexandre Xavier, superintendente do IQA.

 

Escrito por
Imprensa IQA