Instituto do setor automotivo lança cartilha sobre qualidade e segurança em veículos eletrificados

Guia aborda orientações para atividades de profissionais que atuam em vendas e na manutenção de veículos elétricos e híbridos

 

O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva acaba de lançar uma cartilha inovadora que aborda os procedimentos de segurança e qualidade relacionados aos veículos elétricos e híbridos. Este material, já disponível gratuitamente, tem com o objetivo de auxiliar os profissionais da área a reduzir riscos, promover práticas seguras e atender práticas da qualidade operacional em vendas e pós-vendas de veículos eletrificados no Brasil.

Alexandre Xavier, superintendente do IQA, ressalta que a elaboração dessa cartilha contou com o apoio institucional da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). “O processo incluiu um levantamento detalhado realizado junto a diversas concessionárias e postos de serviço, identificando pontos importantes e críticos que não estavam sendo adequadamente observados por empresas e profissionais”, explica.

Entre eles, destacam-se aspectos essenciais que devem ser verificados ao receber este tipo de veículo, como a bateria e o sistema elétrico; instalações adequadas dos boxes de trabalho; uso de equipamentos de incêndio adequados; utilização de ferramentas e equipamentos adequados para manuseios; espaço específico e estratégico para os serviços que facilite a fuga em caso de emergência; pátios de quarentena para o veículo que está aguardando para entrar em manutenção, entre outros pontos importantes.

Além disso, uma pesquisa abrangente foi realizada em colaboração com empresas, parceiros e entidades nacionais e internacionais, assegurando a credibilidade das informações apresentadas. Segundo Xavier, é de suma importância a capacitação e orientação dos profissionais envolvidos no setor de manutenção de veículos eletrificados, ressaltando que, ao lidar com um novo sistema de propulsão com alta tensão, o risco de acidentes graves não pode ser ignorado.

De acordo com o gerente de serviços automotivos do IQA, Sérgio Fabiano, a cartilha visa apoiar a cadeia automotiva, especialmente no pós-vendas, em relação a dúvidas naturais sobre a nova e crescente tecnologia de eletrificados. “Atualmente, parte da indústria já está concentrada no desenvolvimento e comercialização de veículos elétricos e híbridos, e recebemos atualmente no IQA muitas demandas imediatas sobre necessidades do pós-vendas, especialmente no que diz respeito à qualidade e segurança operacional”, afirma o gerente.

Conteúdo

A cartilha está dividida em oito capítulos e utilizou como base referências nacionais e mundiais de normas e regulamentos vigentes e mais atualizados. Os principais tópicos do guia incluem uma visão geral da transição energética, detalhes técnicos sobre motores elétricos e híbridos, medidas preventivas durante operações e deslocamentos, diretrizes para capacitação profissional, atualizações legais e normativas, literatura técnica, dicas de primeiros socorros, folheto de orientação operação (check-points) para afixar na área de trabalho, entre outros. A cartilha pode ser baixada gratuitamente na loja oficial do IQA, disponível no site loja.iqa.org.br (https://conteudodigital.iqa.org.br/?product=cartilha-veiculos-eletricos)

Escrito por
Imprensa IQA