Fabricantes de blindagem balística devem renovar Certificação

Renovação da avaliação da conformidade PCE – Produtos Controlados pelo Exército se inicia em janeiro de 2023. IQA é um organismo designado pelo Exército Brasileiro para essa certificação

Empresas fabricantes de produtos balísticos automotivos necessitam renovar a Certificação de Produtos Controlados pelo Exército (PCE) que, segundo a Portaria n.º 838-2022 do Estado Maior do Exército (EME), deve ter sua avaliação da conformidade renovada a partir de janeiro de 2023.

Por se tratar de materiais de aplicação militar e, que podem também, causar danos às pessoas ou ao patrimônio, as blindagens balísticas opacas ou transparentes são produtos controlados pelo Exército Brasileiro, sendo que sua certificação é obrigatória para fabricantes e revendedoras nacionais de materiais de proteção balística, como vidro, manta e aço utilizados em blindagem veicular.

“A certificação PCE atesta que o produto, por exemplo, um vidro balístico, atende às normas técnicas vigentes. Ela certifica que o produto tem a qualidade esperada, está apto para ser instalado nos veículos, sendo efetivo contra penetração de projétil , garantindo a segurança dos ocupantes do veículo”, explica Sérgio Fabiano, gerente de serviços automotivos do IQA – Instituto da Qualidade Automotiva, entidade que atua como certificadora designada pelo Exército do Brasil para realizar este tipo de avaliação seguindo as exigências da Norma Regulamentadora ABNT NBR 15000.

Organismo de Certificação Designado (OCD)
Em 2021, o IQA se tornou um Organismo de Certificação Designado (OCD) pela Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC) do Exército do Brasil. Com isso, o Instituto passou a atuar na execução de processos de avaliação da conformidade de PCE em produtos da indústria automotiva de blindagem balística.

A Certificação PCE tem validade de cinco anos. Após esse período, a empresa precisa passar por um novo processo de certificação conforme os requisitos estabelecidos na portaria.

 

Saiu na mídia:

Balcão Automotivo

Portal Auto Peças

 

Escrito por
Imprensa IQA