Automec 2023: maior feira internacional de autopeças começou em São Paulo

Cerimônia realizada nesta terça-feira (25.04) deu início aos trabalhos da 15ª edição do evento que acontece até o dia 29 de abril, no São Paulo Expo. IQA marca presença no evento.

Nesta terça-feira (25.04), foi realizada a cerimônia de abertura da 15ª edição da feira internacional de autopeças, serviços e equipamentos. O evento, considerado o mais relevante espaço de negócios do aftermarket do setor automotivo da América Latina, acontece até o próximo sábado (29.04), no São Paulo Expo.

A Automec reúne mais 15 mil marcas nacionais e internacionais ligadas ao segmento de reposição de autopeças. A expectativa é chegar a marca recorde de 80 mil visitantes ao longo dos cinco dias de programação. Durante a cerimônia de abertura, representantes de entidades do setor falaram sobre  retorno do evento no formato presencial que, desde 2019, não era realizado devido as restrições da pandemia, e destacaram ainda as expectativas para o futuro do mercado.

O superintendente do IQA, Alexandre Xavier, afirma que o evento é um espaço muito importante para fortalecer a conexão e integração entre o público e as principais tendências do setor de peças de veículos automotores. “O IQA sempre participou do evento e, nesta edição, além de apresentar sua área de atuação em certificação e treinamentos, destacará as novas soluções para qualidade em transformação digital e sustentabilidade para o setor automotivo brasileiro”, complementa.

Programação

O IQA conta com um estande no evento onde apresenta para os visitantes soluções voltadas para empresas do setor, especialmente o IQA DS – Desenvolvimento Sustentável para Mobilidade, nova área que apresenta serviços para apoio em Qualidade na jornada de sustentabilidade (Agenda ESG) em organizações do setor automotivo.

Durante a Automec, o intituto fará também o lançamento oficial da certificação profissional para vendedores de autopeças e acessórios, um reconhecimento inédito no mercado destinado para vendedores que trabalham no comércio varejista de peças e acessórios veiculares, com o apoio institucional do Sincopeças (Sindicato Comércio Varejista Peças Acessórios para Veículos no Estado São Paulo).

Além disso, entre os dias 25 e 29 de abril, na Arena Automec XP, há um espaço idealizado pelo IQA e o SENAI, onde os visitantes poderão participar de palestras sobre temas sobre qualidade e mecânica. Nesta terça-feira (25/04), o técnico da área de serviços do IQA, Carlos Santos Neves falou sobre o tema “Qualidade nos centros de reparação automotiva”, onde apresentou para os participantes a importância e como manter a qualidade nos processos com geração de resultados em oficinas mecânicas.

Fonte: Assessoria de imprensa do IQA