Artigo: Proximidade geográfica de fornecedores é ponto estratégico para o setor automotivo – Por Stephan Blumrich*

A pandemia da Covid-19 e a crise energética causada pela guerra na Ucrânia, aliadas a outras importantes questões globais, levaram a um aumento no interesse das empresas em repensar sua cadeia de suprimentos. Para o setor automotivo, uma das preocupações refere-se à localização de fornecedores, um tema estratégico para a indústria, que busca cada vez mais otimizar seus processos produtivos e reduzir custos.

No Brasil, o mercado de autopeças tem grande importância para a economia e representa uma oportunidade para o país se tornar também uma plataforma global de produção de componentes automotivos. Nesse contexto, estar localizados próximos a fornecedores nacionais é uma vantagem competitiva para as montadoras, tanto no desenvolvimento dos produtos como na melhoria dos projetos.

Outro aspecto importante diz a respeito a sustentabilidade ambiental, uma vez que cada quilometro rodado até a fábrica aumenta a quantidade de emissões de CO2, pelo menos enquanto percorridos com motores de combustão interna ou energia elétrica não renovável.

No desenvolvimento dos produtos, na produção e no fornecimento dos componentes é válido dizer: estar mais próximo é ser mais eficiente. A localização próxima facilita e barateia a logística, reduz os prazos de entrega dos componentes aumentando a flexibilidade e, para não esquecer deste importante novo critério, reduz as emissões durante o transporte. Todos estes tópicos são fatores estratégicos para a competitividade das empresas.

Além disso, é fundamental que a qualidade e a avaliação da conformidade dos fornecedores estejam entre as prioridades das organizações. A certificação de qualidade garante mais do que o atendimento à legislação, fazendo com que as peças e componentes tenham reduzidas as possibilidades de falhas e retrabalhos. Neste contexto, o IQA – Instituto da Qualidade Automotiva é um importante parceiro das empresas que buscam aprimorar sua cadeia de suprimentos, em todas as etapas de qualificação das organizações, inclusive na sustentabilidade.

Desta forma, a localização de fornecedores é considerada um tema estratégico para a indústria automotiva e representa uma oportunidade para as empresas reduzirem custos, melhorarem seus projetos e aumentarem sua competitividade. Devido a sua importância estratégica do setor automotivo no Brasil, passa também a ser um fator significativo para o crescimento da economia nacional.

 

Stephan Blumrich é diretor-executivo do IQA – Instituto da Qualidade Automotiva

 

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