8º Fórum IQA da Qualidade Automotiva discutirá principais desafios sustentáveis enfrentados pela qualidade do setor automotivo

Com a percepção da sociedade sobre a sustentabilidade em pauta, a conferência trará temas como descarbonização, impactos ambientais, tecnologia, entre outros

Preocupado com os movimentos e desafios da cadeia automotiva nos próximos anos, o IQA – Instituto da Qualidade Automotiva vai reunir, no dia 20 de setembro, a partir das 8h, no Centro de Convenções Milenium, em São Paulo (SP), profissionais da área com o intuito de discutir os principais desafios sustentáveis do futuro com base no que o cenário atual apresenta.

Após dois anos sem ser realizado por causa da pandemia de Covid-19, o evento volta com a “Sustentabilidade ESG e Qualidade Automotiva: Mudanças na Cadeia de Valor e Percepções da Sociedade” como o seu foco central. Pautas como a descarbonização, os impactos ambientais, a tecnologia e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) estarão em evidência.

“A escolha do tema está diretamente ligada a importância da sustentabilidade para o setor automotivo atualmente. É preciso disseminar informações que apoiem todas as organizações do setor, seja a indústria, o comércio, os serviços, a enfrentarem esses desafios e potencializarem os seus resultados”, disse o superintendente do IQA, Alexandre Xavier.

Segundo o executivo, o Fórum também discutirá o papel da qualidade no tema. “Discutiremos diversos aspectos que fazem o cruzamento da qualidade e seus profissionais aos desafios ESG. Vamos debater quais são os impactos em cada elo da cadeia produtiva. Qual o papel das organizações e dos profissionais da qualidade perante esses desafios? Onde temos que nos atualizar, o que precisamos conhecer e quais serão os caminhos do futuro?”, completou.

A abertura do 8º Fórum IQA da Qualidade Automotiva, que acontece na Vila Clementino, na Zona Sul da capital paulista, será às 9h. Antes do início das atividades, após passarem pelo credenciamento, os participantes receberão um café de boas-vindas. Já às 12h haverá uma pausa para o almoço. O encerramento está previsto para as 16h.

Participantes acompanham palestra durante a realização do 7º Fórum da Qualidade Automotiva

Prêmio da Qualidade IQA

Durante a conferência, também, será realizada a cerimônia de premiação do segundo Prêmio da Qualidade IQA, que este ano contou com duas categorias de inscrição: “Qualidade no Processo Produtivo” e “Qualidade na Inovação e Novas Tecnologias”.

“Após o sucesso da primeira edição (2021), o Prêmio da Qualidade IQA veio para ficar. Nesta segunda edição foi incluída uma nova categoria: “Qualidade na Inovação e Novas Tecnologias”, que tem como objetivo a consolidação do Prêmio e sua importância para o setor, explica o diretor-presidente do IQA, Claudio Moyses, que também falou sobre a relevância da premiação.

O Prêmio mantém o foco na excelência da aplicação da metodologia e nas pessoas que fazem parte do processo e reconhece quem agrega valor à qualidade da indústria automotiva nacional, além de transformar e impactar positivamente o setor com soluções inovadoras.

“Ser o curador deste Prêmio tão importante permite ao IQA manter o propósito de relevância para o setor, ao mesmo tempo em que promove a qualidade, a competitividade e a sustentabilidade do universo automotivo, agregando valor à sociedade e orgulhando seus colaboradores e entidades parceiras”, finaliza Moyses.

Confira a programação completa do 8º Fórum IQA da Qualidade Automotiva*

8h às 8h50 – Recepção, credenciamento e Welcome Coffee
9h – Abertura (IQA, Sindipeças, Anfavea)
9h30 – Impactos atuais e futuros da descarbonização e agenda ESG na qualidade do setor automotivo
10h30 – Métricas e relatórios de resultados – exemplos práticos de report para investidores, financeiras e outros
11h10 – Tendências futuras em sustentabilidade para qualidade no setor automotivo
11h30 – Governança e qualidade em concessionárias: mudanças pela LGPD, tecnologia, sustentabilidade e na relação com clientes
12h – Almoço
13h15 – Impactos ambientais e mercadológicos do comércio eletrônico no pós-vendas automotivo
14h15 – Modelo Regulatório, infraestrutura da qualidade e a sustentabilidade no setor automotivo
14h45 – Cerimônia do Prêmio da Qualidade IQA 2022
16h – Encerramento

*Sujeita à alteração

Escrito por
Imprensa IQA