Certificação Compulsória

A certificação compulsória é aquela regulamentada pelo governo Brasileiro de forma a estabelecer os requisitos mínimos para aprovação dos produtos/serviços, sua comercialização e sua fiscalização a fim de assegurar a integridade e a proteção do consumidor final. 

Detalhes

Em geral, a certificação compulsória é determinada para produtos/serviços que podem afetar a segurança, saúde e meio ambiente. Os requisitos dos processos de certificação são definidos através de portarias e/ou resoluções governamentais, que abordam os detalhamentos das atividades que devem ser realizadas, os parâmetros de aceitação e os regulamentos (normas) que servem como base.

O IQA realiza a certificação através de uma equipe técnica altamente especializada nos diversos produtos/serviços, provendo todo um suporte técnico e soluções rápidas e eficazes, de forma a permanentemente atender a legislação Brasileira.

Escopo de Acreditação IQA:

Etapas da certificação
1
Solicitação da Proposta: Através de um formulário padrão IQA a empresa informa os dados do fabricante e os produtos a serem certificados para que seja elaborada uma proposta de certificação.
2
Aprovação da Proposta/Contrato: O cliente encaminha a aprovação de nossa proposta/contrato onde constam as diretrizes do processo de certificação, bem como prazos de validade, atividades pertinentes ao processo, responsabilidades de ambas as partes, dentre outras informações.
3
Solicitação de Certificação: Formulário padrão IQA onde a empresa inicia o processo de certificação e é realizada análise de viabilidade pelo departamento técnico.
4
Recebimento de Documentos: São encaminhados os documentos referentes ao fabricante e aos produtos que serão certificados para análise dos nossos técnicos.
5
Execução das Atividades de Avaliação: Após análise dos documentos, as atividades de avaliação serão agendadas, atendendo aos requisitos específicos de cada produto/serviço.
6
Ensaios nos Produtos: Os ensaios serão realizados conforme Portarias, normas Brasileiras, normas internacionais, regionais ou regulamentos técnicos estabelecidos
7
Auditorias de Fábrica: Serão realizadas auditorias de forma a verificar a conformidade e eficácia do processo de fabricação do produto
8
Concessão da Certificação: Sendo o resultado satisfatório, a empresa recebe um Certificado de Conformidade concedendo uma licença para o uso da Marca de Conformidade da certificação em seus produtos/serviços.
9
Acompanhamento da Certificação: Após a concessão da certificação, serão realizadas periodicamente as atividades de acompanhamento de forma a garantir que as condições iniciais da certificação sejam mantidas, e verificar a correta utilização da Marca de Conformidade.
Dúvidas? Fale conosco!

Entre em contato com nossos especialistas para que possamos viabilizar suas necessidades.