Primeiro workshop da qualidade IQA aborda desafios da Certificação Tisax  

Evento contou com a participação de representantes da cadeia automotiva e debateu os desafios das empresas para obter a certificação de segurança da informação  

 

Nesta terça-feira (05/09), o Instituto da Qualidade Automotiva realizou o Workshop de Qualidade IQA, com foco no tema “Principais desafios da Certificação Tisax”. O evento abordou o primeiro selo em segurança da informação desenvolvido especificamente para atender às demandas do setor automotivo e a certificação realizada pelo IQA em parceria com a Dekra da Alemanha. 

O Tisax aborda os requisitos de segurança de dados na indústria automotiva, englobando a proteção de informações relacionadas ao desenvolvimento de produtos, protótipos, veículos de teste, dados pessoais e outros aspectos relevantes. Essa certificação combina os critérios de avaliação da VDA ISA (Information Security Assessment), fundamentados nos padrões da ISO/IEC 27001 e ISO/IEC 27002, com adaptações específicas para atender às necessidades do setor automotivo. 

Durante o evento, Fábio Bertolino, instrutor do IQA, explicou que a certificação Tisax avalia todo o sistema de gestão de segurança da informação da empresa, abrangendo áreas como gestão de riscos, gestão de ativos, segurança física, criptografia, recursos humanos, controles de acesso, controle de protótipos e outros aspectos relevantes. “A orientação é que as empresas fiquem em conformidade com a certificação Tisax até junho de 2024”, completou Bertolino. 

Durante o evento, a analista técnica do IQA, Vanessa Pereira, apresentou em detalhes as etapas do processo de certificação Tisax. Segundo ela, o processo se inicia com o registro da organização participante no site da Associação ENX (European Network Exchange), responsável por manter os critérios do provedor de auditoria e requisitos de avaliação.  

“Em seguida, avançamos para a avaliação inicial, a elaboração do plano de ação e sua implementação, a elaboração do relatório, aprovação do processo e, por último, a divulgação e compartilhamento dos resultados. É importante ressaltar que a certificação possui validade de três anos”, enfatizou Vanessa.  

O evento reuniu aproximadamente 50 representantes de empresas da cadeia automotiva, entre eles Roberto Lotz, especialista da Volkswagen Caminhões e Ônibus. Durante sua participação, Lotz destacou a relevância do reconhecimento para a montadora alemã. “O Tisax é um comprovante de que a organização está comprometida com a segurança e proteção de dados, aumentando a confiança da empresa junto ao mercado”, afirmou. 

Em breve, o Instituto estará abrindo novas inscrições para workshops. Para se manter atualizado sobre todas as datas e inscrições, acompanhe as redes sociais do IQA. Para obter mais informações, visite o site www.iqa.org.br ou entre em contato por meio do e-mail fale@iqa.org.br, ou pelo telefone/WhatsApp (11) 3181-9181. 

 

Fonte: Assessoria de imprensa do IQA  

 

 

Escrito por
Imprensa IQA